Abono da Cultura para jovens

Data:

Se há medidas que eu acho que moldam o desenvolvimento de um país, que o tornam mais competitivo, mais rico, mais forte e coeso são as que se relacionam com o ensino, o fomento da capacidade de estudar, de investigar e de ousar inovar, e a defesa intransigente da cultura e de uma visão abrangente e inteligente de tudo o que são valores ou recursos culturais.

Não vejo estas medidas como um custo mas como um investimento. E um investimento de alto e rápido retorno.

Agora – estava eu a ver as memórias do Facebook quando me deparei como uma notícia no DN de 2016 que instantaneamente me fez ficar rodeado de estrelas. Estrelas virtuais, claro, mas igualmente luminosas e felizes.

Transcrevo, fazendo votos para que Portugal adopte esta ou outra medida semelhante:

“Era uma promessa eleitoral de Renzi (primeiro-mistro de Itália de 2014 a 2016) que, soube-se hoje, começa a tomar forma.

Foi aprovado o “abono da cultura”, isto é, 500 euros que podem ser usados pelos jovens italianos (ou com visto de residência) em atividades e produtos culturais.

Não se trata de um cheque passado em mão a todos os jovens nascidos em 1998, mas de uma aplicação que se descarrega nos telefones móveis, chamada 18app. Uma vez registados, os jovens começam a ter acesso a este plafond.

O sistema entra em funcionamento no próximo dia 15 de setembro, coincidindo com o regresso às aulas, e é válido até 31 de dezembro de 2017.

Com este fundo de maneio, os jovens poderão aceder a museus, parques arqueológicos, teatros, cinemas, concertos, exposições, mas também livros, segundo o ministério dos Bens Culturais italiano, promotor da iniciativa e, ao mesmo tempo, responsável pela escolha das propostas culturais que farão parte deste pacote.

Dados divulgados pelo ministério da Cultura italiano, a iniciativa deverá abranger 574 593 jovens e corresponde a um investimento de 290 milhões de euros que sairão dos cofres do governo.”

O investimento “envia uma mensagem clara: o de uma comunidade que dá as boas-vindas à idade adulta recordando o importante que é o consumo da cultura para o enriquecimento pessoal e para fortalecer o tecido social do país”, disse o subsecretário do Conselho de Ministros, Tommaso Nannicini.

No próximo ano, o governo de Matteo Renzi pretende alargar a proposta a todos os professores. (Infelizmente, não houve próximo ano, pois o Governo de Renzi apresenta a demissão após a derrota no Referendo Constitucional a 6 de Dezembro de 2016).

Seria bom seguir-se o bom exemplo de Renzi e os nossos governantes pusessem os nossos jovens a apaixonarem-se pela nossa cultura.

© 2019 Guimarães, agora!

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

A polémica dos 900 anos da Fundação de Portugal

1. A controvérsia em torno das celebrações dos 900...

Como manter a pele hidratada

A ingestão adequada de água é essencial para a...

A mão da Inteligência Artificial (IA), no mundo da Fisioterapia

Alan Turing, um matemático Britânico, que em 1936 decidiu...

Fraude dada como provada, arguidos livres. Como?

Aconteceu aqui ao lado, em Vila do Conde, e...