23.4 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 23, 2024
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves
Licenciado em engenharia de sistemas informáticos pela UMinho e doutorado pela Universidade de Vigo na área de sistemas inteligentes e inteligência artificial. Foi adjunto do gabinete de apoio à vereação na CM de Guimarães entre 2013/2021 com responsabilidades nas áreas do desporto, desenvolvimento económico, modernização administrativa e sistemas de informação com relevância em temáticas como as cidades inteligentes e digitalização. Presidente da ADCL, entidade que tem uma elevada contribuição para o desenvolvimento social do vale de S.Torcato e de todo o concelho de Guimarães.

AS(s)I(m) construímos caminhos…

Correm nos nossos dias frequentes notícias de problemas sociais. Problemas que em pleno século XXI não pensaríamos possíveis de suceder. O problema da Habitação, a Inflação, a Educação, o Emprego, são fatores que impactam na sociedade.

A área social ganha assim cada vez mais preponderância. A capacitação do cidadão para enfrentar os desafios que se colocam diariamente é fator decisivo para o futuro de toda uma sociedade.

É assim que o Município de Guimarães faz caminho, ao assumir a delegação das competências na área social. Um enorme desafio que tem na integração e otimização de recursos para prestar um serviço de qualidade e proximidade ao cidadão.

A ASI (Ação Social Integrada), pretende ser a resposta aos desafios sociais, solucionar os problemas dos cidadãos e prevenir. Articulando com as instituições que diariamente atuam no território, a integração de diferentes respostas que até aqui eram coordenadas pela Segurança Social, pretende ser a resposta.

Os diferentes projetos que são implementados pelo concelho são assim coordenados pelo Município numa relação de cooperação com as instituições que os dinamizam, potenciando assim recursos que são muitas vezes escassos.

Os trabalhadores do setor social, são os heróis com a sua dedicação, competência e inovação.

Todos temos de estar atentos e vigilantes a situações de vulnerabilidade.

Aponta-se, para num futuro muito próximo, um agravamento das dificuldades económicas, com a constante referência a “cenários de imprevisibilidade”, todos temos de estar atentos e vigilantes a situações de vulnerabilidade que estão bem mais perto de nós que muitas vezes pensamos.

O Acompanhamento Social, o Rendimento Social de Inserção e outras respostas que estão a ser trabalhadas têm agora uma coordenação integrada e articulada, desde o Município até às instituições que maior proximidade têm para com os cidadãos.

Decorrente de problemas sociais, ou também ao mesmo nível de importância, temos todas as questões relacionada com a saúde mental, algo que foi ganhando importância aquando da pandemia que durante 2 anos nos afetou, e que surge nos dias de hoje no topo das preocupações.

É assim também mais uma aspeto que a ASI tem de considerar, uma realidade que impacta no cidadão de forma lenta e que conduz a problemas sociais que são de complexa resolução.

Não podemos fechar os olhos nem baixar os braços, devemos enfrentar as dificuldades e agir, planear. Perceber os erros que são cometidos e corrigir. Esse será, porventura o segredo da obtenção de bons resultados, perceber os erros e corrigir.

Somos todos atores que desempenham o papel principal e, temos a responsabilidade de agir, cooperar. Ter espírito crítico, foco na solução e positividade. Não esquecendo que as dificuldades devem ser as oportunidades e desafios.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também