14.5 C
Guimarães
Quinta-feira, Novembro 21, 2024
Alberto Martins
Alberto Martins
Alberto Martins, 41 anos é empresário e licenciado em gestão. Actualmente é ainda presidente da junta de freguesia da Vila de São Torcato desde 2017, tendo já sido tesoureiro desde 2005 até 2017. Trabalhou e colaborou com diversas empresas, de onde se destaca a empresa Coming Future e a empresa JF Economista Internacionais.

Acreditar!

Os Torcatenses são desde tempos imemoriais um povo de fé e de esperança. Esse sentimento está assente na história da Vila e naturalmente no padroeiro e guia de todos nós, São Torcato (o Santo do Povo).

Hoje, este sentimento de que vos falo é sobre algo material e que é certamente um enorme orgulho para todos os Torcatenses e para todos aqueles que diariamente lutam pelo que verdadeiramente acreditam e sonham alcançar.

Esta história começou há praticamente 5 anos atrás, quando por uma coincidência da vida me cruzei, nas funções de Presidente da Junta de Freguesia, com alguns membros da administração da empresa REN – Redes Elétricas Nacionais. Nessa altura lancei a possibilidade dessa empresa privada doar uma viatura à nossa Vila, assim como faz anualmente com algumas associações humanitárias ou IPSS.

A resposta foi naturalmente vaga e as reais possibilidades de um dia a Junta de Freguesia de São Torcato ser contemplada, eram praticamente nulas. Sabia de antemão que a REN apenas atribuía estas viaturas, como forma de mitigar os prejuízos e transtornos causados nos territórios fortemente afetados pela passagem das suas linhas/redes ou centrais elétricas. Era evidente que apesar da Vila de São Torcato ser cruzada por uma linha da REN, esta não se enquadrava minimamente nos requisitos previstos para a atribuição de qualquer viatura.

Apesar desta realidade, entendi continuar a acreditar, não desistir e semanalmente enviava candidaturas e ofícios à administração da REN no sentido de renovar a possibilidade de obter a tão desejada carrinha. Invariavelmente a resposta obtida era que não havia disponibilidade…

📸 Direitos Reservados

A acrescer a esta indisponibilidade e falta de cumprimento de critérios, apareceu a pandemia por covid-19, que fez com que durante esse período a empresa em questão, diminuísse a entrega desse tipo de equipamentos. Contudo, esse problema (a pandemia por covid-19) tornou-se parte da solução. Como é sabido, durante esse período, arregaçamos as mangas, reforçamos os apoios e fomos para o terreno, desenvolvendo um trabalho social reconhecido por todos, onde se destaca os transportes de cerca de 300 idosos ao centro de vacinação (em apoio direto com o grupo de voluntários).

Daqui saiu reforçado o Projeto Social Juntar São Torcato, que passou a ser a âncora das candidaturas que efetuávamos à REN. O projeto, que nasceu inicialmente para a simples troca de bens entre a população (economia circular), alargou-se a um banco de bens geriátricos, apoio à natalidade, apoio à resolução de pequenos problemas domésticos, transporte de idosos, encaminhamento social e apoio psicológico, etc.

Esta viatura será agora um pilar no crescimento sustentado deste projeto.

Este novo manancial, fez com que a Administração da REN no passado dia 22 de Setembro atribuísse à Junta de Freguesia uma viatura de forma totalmente gratuita. Esta viatura será agora um pilar no crescimento sustentado deste projeto, que queremos ver reforçado e alargado, quer em alcance quer em serviços disponibilizados.

Este é portanto, um exemplo do que tem sido a minha vida em termos pessoais e a nossa atuação enquanto executivo, tendo sempre como princípio nunca desistir e acreditar sempre, mesmo quando parece impossível.

Como tive oportunidade de referir na Festa da Juventude deste ano, que reconhecidamente foi um enorme sucesso, tornando-se efetivamente uma das maiores festas da juventude de toda a região, e citando o grande Jorge Palma “Enquanto Houver Estrada Para Andar, a Gente vai Continuar”.

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também