A Festa da Juventude de São Torcato celebra este ano 19 anos de existência. Uma iniciativa que resiste estoicamente, à passagem dos anos, reafirmando-se anualmente como um dos principais eventos do género na região. A Festa da Juventude de São Torcato, organizada pela Junta de Freguesia de São Torcato e pelo CRCA, veio colmatar uma lacuna existente na vila, sendo transversal a todas as faixas etárias, integrando bandas de música, DJ’S e humor.
Este tipo de iniciativa, na terra da Cultura Popular e Tradicional e onde os eventos de enorme qualidade se multiplicam, tinha tudo para acabar ao fim de alguns anos. A verdade é que resiste! Resiste firme, reafirmando a marca ‘São Torcato’, fixando agora, dois dias de festividades e preenchendo o parque do lago de sonoridades, cor e alegria, de uma forma totalmente distinta de qualquer outro evento.
Sabemos bem da enorme concorrência que existe em eventos do género e da impossibilidade de ombrear com organizações de dezenas e centenas de milhares de euros, e só o carisma desta festa, o local mítico onde se realiza e o trabalho incansável de uns quantos “loucos” pela terra, tornam possível esta manifestação cultural.
Seria fácil desistir ou queixarmo-nos da falta de apoio ou da sorte ou azar de outros eventos mais recentes, mas esta é a marca que nos distingue, somos diferentes e assim queremos continuar a ser. A gasta palavra “resiliência” deixou de ser suficiente para classificar a organização desta festa. Outras palavras como teimosia, orgulho, crença, amor, etc, transmitem muito melhor os sentimentos deste grupo de torcatenses.
A parceria com o projeto ExcentriCidade do Município de Guimarães (muito importante para a festa) e com algumas empresas e instituições (em particular o CRCA e a Irmandade de São Torcato que gentilmente cede o idílico recinto da festa), permite alavancar uma pequena parte do evento, ficando a parte de leão à força da criatividade, do sonho, do realismo e da perseverança organizativa.
Nos próximos dias 6 e 7 de setembro, no local do costume, lá estarão, juntos, a comunidade, os não resignados à sorte, os vimaranenses, os forasteiros, os estudantes no último suspiro festivo antes do regresso às aulas e todos quantos fazem deste evento uma referência no calendário festivo da Vila de São Torcato e do concelho de Guimarães. A banda Fragmentos e os DJ’s Deelight e Kevu (nº 7 nacional) são os cabeças de um cartaz, que conta ainda com a cantora vimaranense Maria João Soares (finalista do programa The Voice) e os humoristas ‘Sor Miguel & Bicalho’ entre muitos outros.
Com entrada livre e com a Basílica de pano de fundo, nos dias 6 e 7 de setembro, todos os caminhos vão dar ao parque do lago. Contamos com TODOS, para continuar esta caminhada JUNTOS, na ‘Mítica’ Festa da Juventude de São Torcato…
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.