26.3 C
Guimarães
Quinta-feira, Julho 17, 2025

Airão São João: Parque Lazer é um espaço para toda a comunidade

Economia

Foi mais uma inauguração, no âmbito das celebrações do 24 de Junho. E um equipamento que pode proporcionar momentos de convívio e bem-estar social, em cuja génese está a inclusão e a sustentabilidade ambiental.

O novo espaço tem um parque infantil, circuito de manutenção, campo de basquetebol, percursos pedonais, zonas de descanso e áreas verdes, o que permite acolher cidadãos de todas as idades, promovendo a prática de actividade física e a ligação com a natureza.

A cerimónia inaugural decorreu no dia 23 de Junho, com a participação da população, num ambiente de festa e animação. O momento contou com a divertida festa de espuma, que fez as delícias, particularmente, dos mais novos e trouxe ainda mais cor e alegria à abertura oficial do espaço.

O presidente da união de freguesias de Airão São João, Airão Santa Maria e Vermil, Tiago Silva enalteceu o significado simbólico e afectivo da nova infra-estrutura. 

“Uma obra pensada com consciência ambiental e responsabilidade social.”

“Hoje vivemos um dia muito feliz na nossa comunidade. É com enorme orgulho e satisfação que inauguramos o parque de lazer de Airão de São João. Um espaço que representa muito mais do uma obra física, representa um verdadeiro símbolo identitário da nossa terra. Inspirado no chamado ‘campo de barro’ que existiu precisamente aqui. Memória viva de gerações que aqui jogaram, conviveram e criaram laços. Um espaço que nasce do sonho, da vontade e do empenho colectivo de criar algo duradouro, útil e simbólico para todos nós, um espaço multi-geracional, inclusivo e acolhedor, onde todos possam encontrar lugar, desde as nossas crianças aos nossos seniores. Uma obra pensada com consciência ambiental e responsabilidade social. Apostamos na valorização de materiais naturais, na preservação dos espaços verdes e na criação de zonas de lazer que respeitem o equilíbrio entre o homem e a natureza”

Acrescentou ainda que “com este contributo, alinhamo-nos com os objectivos do nosso concelho e celebramos, com orgulho, o galardão de Guimarães como Capital Verde Europeia de 2026. Este é um marco histórico para o concelho e com esta obra também nós dizemos presente na caminhada colectiva para um futuro mais sustentável. Esta é uma infra-estrutura moderna, sustentável e bem integrada no território, à imagem de Guimarães e do que melhor se faz no nosso concelho. Representa o nosso compromisso com a qualidade, com a inovação e com o bem estar das populações. Demos vida a um espaço com memória, mas com os olhos postos no futuro, um parque que promove a actividade física, a comunhão com a natureza e a partilha de momentos entre pais e filhos, entre avós e netos”

O autarca, também, enalteceu o trabalho desenvolvido pela Divisão de Espaços Verdes e de agradecer à vereadora Sofia Ferreira e ao presidente da Câmara, “pela responsabilidade e sensibilidade ambiental e compromisso com o território, pelo seu apoio firme às freguesias”

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, começou por expressar a relevância histórica do 24 de Junho de 1128 – que gostaria de ver celebrado como feriado nacional. “Celebramos em Guimarães, mas queremos que todo o país o faça também. E estamos a caminhar nesse sentido, passo a passo, ano após ano”. Reforçou que “esperamos que, em 2028, quando Portugal celebrar os 900 anos, possamos fazer com que o 24 de Junho seja oficialmente um feriado nacional”

“Nunca se investiu tanto em todo o território como nestes 12 anos. Há números que o demonstram.”

Aproveitou a circunstância de estar a inaugurar um parque longe do centro da cidade para falar sobre coesão territorial: “Nunca se investiu tanto em todo o território como nestes 12 anos. Há números que o demonstram. E isso é justo e bom para todos. Esta visão de coesão territorial e social faz todo o sentido. Quem pode sentir identidade vimaranense se, ao longo dos anos, sentiu que era esquecido? É uma questão de tempo até deixar de sentir essa ligação. Quando há percepção de que só se investe na cidade e não nas freguesias, começa a instalar-se a injustiça” – defendeu.

A inauguração do parque de lazer de Airão São João simboliza, assim, não só a valorização da memória colectiva e do território, mas também o compromisso com o futuro e com a qualidade de vida das populações locais, num projecto que alia sustentabilidade, inclusão e bem-estar.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Notícias Relacionadas

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias