10.5 C
Guimarães
Terça-feira, Maio 21, 2024

Mobilidade pedonal: Município integra rede de ‘Cidades e Vilas que Caminham’

Economia

O Município de Guimarães assinou um protocolo de adesão à rede de ‘Cidades e Vilas que Caminham’.

O objectivo é desenvolver acções conjuntas com o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, aumentando o conhecimento e competências a quem planeia, projecta e toma decisões nas áreas da mobilidade pedonal e no desenho do espaço público.

O presidente da Câmara, Domingos Bragança, referiu que este protocolo “representa um compromisso firme com o desenvolvimento urbano sustentável, centrado na mobilidade pedonal e no design do espaço público”.

Os objectivos da rede para os municípios que a integram incluem o fortalecimento das condições para caminhar na cidade e em áreas habitadas, a melhoria da qualidade de vida urbana, o enriquecimento das relações sociais, a promoção da saúde pública, a utilização universal do espaço público, o estímulo ao comércio local ao ar livre, o apoio à economia circular, a redução das emissões de gases poluentes, a promoção da igualdade de género, o aumento da inter-modalidade e a melhoria da segurança para pedestres e veículos.

E esta parceria demonstra comprometimento em fortalecer as condições para caminhar, promovendo uma “melhor qualidade de vida urbana” e estimulando o comércio local ao ar livre e as interações sociais que, espontaneamente, ocorrem, sem descurar os próprios impactos ambientais, como a redução das emissões de gases poluentes.

A rede realizará diversas actividades, como a promoção de formações técnicas certificadas, a realização de um seminário permanente de espaço público online, a organização de congressos nacionais e participação em eventos internacionais relacionados ao tema, a concessão de prémios, a divulgação de boas práticas, entre outras.

Os municípios-membros têm ainda o direito de participar em formações técnicas, aceder a recursos online, concorrer a prémios, solicitar avaliações e acesso a materiais de sensibilização e informação.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias