10.5 C
Guimarães
Terça-feira, Maio 21, 2024

Turismo: Guimarães quer afirmar mais os seus vinhos e usá-los na gastronomia

Economia

A Confraria Terras de Vimaranes (CTV) tem um evento vínico na sua agenda com o objectivo de promover os vinhos de Guimarães.

O palco será no Instituto de Design – antiga fábrica da Ramada – e nessa altura serão entronizados mais 27 membros, no que é o II Capítulo da afirmação da Confraria.

A CTV quer brindar aos Vinhos de Guimarães, que segundo António Monteiro, enólogo da Quinta do Ermísio, “tiveram uma evolução considerável nas últimas décadas”. Salienta ainda que “o vinho verde deixou o enforcado, tornando-se um vinho de qualidade com foco nos mercados de exportação e já ganha prémios”.

O Vinhos Vimaranes (I) vai contar com master class, concursos e com a presença dos produtores, nos dias 31 de Maio e 1 de Junho.

Paulo Lopes Silva, vereador do Turismo, definiu as apostas de Guimarães “em torno das tradições”, alavancas para um sector com mais riquezas e segredos e que não têm sido divulgadas. “Estamos a dar passos firmes para afirmar o que nos distingue nos couros, nos linhos, nos vinhos e noutras tradições” – afirmou na apresentação deste evento.

O vereador do Turismo considera, neste processo, a Confraria Terras de Vimaranes um parceiro com “a qual estamos a fazer um trabalho conjunto” que será sustentável uma vez que o Município garantiu já à CTV um espaço no actual Mercado Municipal para as suas actividades e sede.

O que vem a calhar na possibilidade que abre “de evidenciar os nossos produtos endógenos” e estimular uma relação com produtos e mercadores.

“Incluam os vinhos de Guimarães nas cartas que mostram aos clientes.”

Sobre os vinhos, Paulo Lopes Silva lançou um desafio ao sector da restauração: “incluam os vinhos de Guimarães nas cartas que mostram aos clientes, hoje, mais reconhecidos pelos prémios que conseguem obter em concursos e acabam por ser premiados em todo o lado”.

Também incitou à utilização do vinho verde na gastronomia, que uma demonstração feita pelos chef’s do Hool, mostrou ser possível, incluindo a utilização do espumante da Quinta da Pousada de Fora.

Neste evento, participam 12 produtores de vinhos de Guimarães e ainda a Adega Cooperativa de Guimarães onde se associam muitos mais.

Mário Moreira, da CTV, informou que neste Vinhos Vimaranes (I) haverá um espaço para que os profissionais da restauração possam provar a qualidade dos vinhos dos produtores vimaranenses. Um estímulo para que se conheçam os segredos que guarda esta região.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias