23.9 C
Guimarães
Sexta-feira, Abril 12, 2024

Turismo: Conselho Consultivo funciona como plataforma de colaboração

Economia

A formação deste órgão consultivo, que funcionará como uma plataforma de colaboração entre entidades públicas, privadas e instituições de ensino, com o objectivo de impulsionar o sector turístico na região, foi aprovada na reunião da Câmara Municipal.

No entender de Paulo Lopes Silva, vereador do Município de Guimarães, o conselho consultivo do turismo “marcará um novo capítulo na estratégia de desenvolvimento turístico do concelho”

PUB

A medida procura, ainda, fortalecer e coordenar esforços para o desenvolvimento turístico de Guimarães. E insere-se na estratégia de reforçar o seu posicionamento como um “destino de excelência, capaz de oferecer experiências únicas aos seus visitantes”.

Este conselho será um “instrumento importante na promoção da colaboração e coordenação de esforços” entre os diversos agentes do sector, procurando “potenciar o desenvolvimento sustentável do turismo em Guimarães”.

O turismo tem desempenhado um papel crescente no panorama nacional e regional, com Guimarães a emergir como um destino de destaque devido à sua história, reconhecida internacionalmente. Desde a classificação como Património Mundial pela Unesco em 2001 e, em 2023, a extensão da área classificada à zona de Couros, até às suas diversas distinções, como a de Capital Europeia da Cultura em 2012 e Cidade Europeia do Desporto em 2013, Guimarães continua a atrair um fluxo crescente de visitantes, ansiosos por explorar as suas raízes históricas e culturais.

Paulo Lopes Silva quer o turismo como uma actividade colectiva. © GA!

O conselho consultivo do turismo de Guimarães terá como principal missão propor e implementar acções que promovam o desenvolvimento sustentável do turismo local e regional. Entre as suas competências estarão a apreciação de propostas estratégicas, a promoção de parcerias com entidades nacionais e internacionais, bem como a colaboração na monitorização da actividade turística da região.

A composição do conselho reflecte a diversidade de stakeholders envolvidos no sector turístico, incluindo representantes da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal, instituições de ensino, organismos públicos e diversas associações e empresas ligadas ao turismo.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias