20.7 C
Guimarães
Quinta-feira, Junho 20, 2024

“Viver em Igualdade”: Guimarães vence prémio pela terceira vez

Economia

O Município foi distinguido “pelo excelente trabalho evidenciado na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação”, com atribuição do prémio para o biénio 2022/2023.


Guimarães venceu este prémio, pela primeira vez, em 2018, aquando da implementação do Plano Municipal para a Igualdade de Género do concelho de Guimarães (2018-2021). No biénio 2020/2021, a Cidade Berço foi distinguida pela segunda vez.

Neste terceiro ano em que a cidade é premiada, a sessão de entrega dos prémios está agendada para o dia 20 de Outubro (Quinta-feira), pelas 15h00, no Teatro Jordão.

O Prémio “Viver em Igualdade” tem como objectivo distinguir e reconhecer municípios com práticas, a nível interno e no âmbito do território, que promovam a territorialização, identificação e apropriação local dos objectivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – Portugal +Igual, nas dimensões da igualdade entre mulheres e homens, da prevenção e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica, e a prevenção e o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais

O que tem vindo a ser feito no Município de Guimarães 

Desde 2001, que o município conta com uma Conselheira Municipal para a Igualdade e com um gabinete estrategicamente criado para a promoção da Igualdade de Género e intervenção na Violência Doméstica e de Género – designado por Espaço Municipal para a Igualdade. 

Entre outros, destaque ainda para a integração no projecto Pacto para a Conciliação, a assinatura do Protocolo de Cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (2019).

No mesmo ano, foi atribuído a Guimarães o “Selo da Diversidade” pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI). Em Maio de 2020 foi, ainda, constituída uma equipa para a Igualdade na vida local em Guimarães.

📸 Município de Guimarães

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias