12.2 C
Guimarães
Segunda-feira, Maio 27, 2024

ENJ: Jovens reuniram-se em Guimarães para reflectir sobre actuais desafios

Economia

A sessão de abertura do Encontro Nacional da Juventude ocorreu no dia 24 de Fevereiro, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, e contou com a presença do presidente da Assembleia República, da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, do presidente da Câmara Municipal de Guimarães e do vereador da Juventude.

O presidente do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), Rui Oliveira, em declarações durante o Encontro Nacional de Jovens (ENJ), destacou a importância dos mesmos no evento e na sociedade em geral. Para o presidente do CNJ, o Encontro Nacional da Juventude é um evento criado para jovens e deve ser organizado por jovens, com a participação activa dos mesmos nas decisões.

O presidente da Assembleia da República também recordou a importância dos jovens na história de Portugal, destacando o papel do capitão Salgueiro Maia, que tinha apenas 30 anos quando liderou uma coluna militar em direcção ao Terreiro do Paço, durante o 25 de Abril.

📸 Direitos Reservados

A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, destacou a importância da participação dos jovens na solução dos problemas da sociedade. Neste contexto, a Ministra Adjunta apelou aos presentes para participarem no processo de consulta pública do programa Mais Habitação, deixando as suas sugestões e críticas no site do Governo.

Neste programa, a governante anunciou um reforço ao Porta 65 e ao Renda Acessível. A sua intervenção terminou com um apelo aos jovens, para se afastarem dos extremismos e das soluções fáceis: “não há soluções fáceis para problemas complexos”, concluiu.

“As grandes causas são abraçadas, como as do ambiente, da inclusão e igualdade de género e as da liberdade e paz.”

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, realçou a equipa de jovens presente no executivo camarário, afirmando que todos eles dão prova todos os dias de dedicação e competência. Para o autarca, Guimarães “é um território onde os jovens se envolvem nos processos de decisão, e as grandes causas são abraçadas, como as do ambiente, da inclusão e igualdade de género e as da liberdade e paz”. “Os tempos de hoje têm problemas de enorme complexidade, nomeadamente os do ambiente e tristemente os da guerra, a par dos que persistem de geração em geração, mas aos quais os jovens abraçam como causas suas, para resolverem com toda a generosidade e conhecimento”, rematou o edil vimaranense.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias