Serviços públicos: interacção com cidadão através de portal único

Facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços do Estado vai apostar na interoperabilidade, na gestão de dados e no redesenho dos serviços.


A Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, disse que, no quadro do portal único dos serviços públicos, o Governo vai apostar na interoperabilidade, na gestão de dados e no redesenho de serviços para que, «ao interagir online com o Estado, o cidadão encontre os serviços de que mais necessita através de uma única porta de entrada e consiga navegar entre entidades sem ter de se credenciar várias vezes e sem que se perca num labirinto de sites e links».

Na abertura do último dia do Fórum Portugal Digital, Alexandra Leitão, revelou ainda que está em curso o desenvolvimento de outras soluções de futuro, como a utilização dos mesmos dados biométricos no Cartão de Cidadão e no Passaporte ou a activação da Chave Móvel Digital recorrendo a uma aplicação móvel e à biometria.

“O Governo pretende harmonizar a exigência da recolha dos dados biométricos para a emissão de documentos de modo a que possam ser reutilizados…”

«O Governo pretende harmonizar a exigência da recolha dos dados biométricos para a emissão de documentos de modo a que possam ser reutilizados. Em breve, já quase não nos lembraremos de como era necessário recolher os mesmos dados para a emissão do cartão de cidadão e para o passaporte. Poupando tempo a quem precisa dos documentos e aliviando os serviços de um trabalho duplicado», garantiu.

Alexandra Leitão sublinhou que estes são serviços que se traduzem num aumento da eficiência do Estado, com um impacto significativo na vida das pessoas e das empresas, concluindo que «investir na Administração Pública é investir nos cidadãos e na economia».

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2,753FansCurti
0SeguidoresSeguir
70SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Edição impressa / digital

Leia também