19.3 C
Guimarães
Sexta-feira, Abril 12, 2024

CCDR-Norte: Jorge Sobrado de volta como novo vice-presidente

Economia

Terá as áreas da cultura e património, cooperação e comunicação sobre a sua alçada.

É um regresso a uma casa que conhece bem: foi dirigente da CCDR-Norte entre 2021 e 2022 e quadro superior desta instituição desde 1999; mais tarde, Jorge Sobrado foi, desde Dezembro de 2022 até Fevereiro deste ano, director do Museu e Bibliotecas do Porto, no Município do Porto, onde exerceu ainda funções de director municipal de cultura e património, em regime de substituição. Regressa agora à CCDR-Norte para assumir as funções de vice-presidente para as áreas da cultura e património, cooperação e comunicação.

Este regresso acontece no contexto do reforço de competências das CCDR IP, consagrada pela entrada em vigor dos novos estatutos, a de 1 de Janeiro deste ano. Nesta nova configuração, a cultura e património são uma das áreas de competência que a CCDR-Norte, passa a exercer, assumindo a sua governação regional em eixos como a salvaguarda e valorização do património, a programação e promoção cultural, o apoio ao associativismo e a capacitação do eco-sistema criativo, o incentivo à leitura e o acesso à informação, a promoção do mecenato cultural e a divulgação de oportunidades de financiamento, entre outras.

A promoção da cooperação transfronteiriça da região norte e da cooperação europeia estará também no âmbito das atribuições do vice-presidente.

Natural do Porto, e licenciado em ciências da comunicação, Jorge Sobrado é professor convidado em diversas instituições de ensino superior.

Enquanto director do Museu e Bibliotecas do Porto e director municipal de cultura e património, procedeu à reformulação da estratégia do Museu e Bibliotecas do Porto e a uma nova fase da sua dinamização. Entre 2017 e 2021, foi vereador da cultura, património, turismo e marketing territorial do Município de Viseu, onde trabalhava desde 2013, como adjunto do presidente da Câmara.

Em 2021 e 2022, foi dirigente da CCDR-Norte, com as responsabilidades de estratégia e relações institucionais, e de coordenação das estratégias regionais de cultura e turismo.

Foto © CCDR-Norte

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias