11.7 C
Guimarães
Terça-feira, Maio 21, 2024

PS: deputados de Braga e Porto questionam sobre prioridade da linha de Alta Velocidade

Economia

Os deputados eleitos pelos círculos de Braga e do Porto questionaram o Governo sobre a intenção de manter a prioridade na execução da ligação ferroviária Lisboa-Porto-Braga-Vigo, ou se prevê a sua recalendarização.

Na pergunta dirigida ao Ministro das Infraestruturas e Habitação, que tem como primeiros subscritores os cabeças de lista daqueles distritos, José Luís Carneiro e Francisco Assis, recorda-se que, há poucos meses, “os autarcas de Lisboa e Madrid afirmaram que a prioridade do investimento na alta velocidade ferroviária deveria ser colocada na ligação entre estas duas cidades”.

“Com esta opção, há um sério risco de se gerar um efeito centrípeto de Madrid relativamente a Lisboa”, alertam os deputados socialistas, que lembram que essa prioridade foi também reafirmada, há três semanas, pela Comissão Europeia.

“Contudo, há um concurso público a decorrer para concretizar a ligação de Lisboa-Porto, sendo expectável o avanço consecutivo entre Porto-Braga-Vigo”, salientam.

Assim, em função das prioridades de investimento assumidas ontem pelo Governo, os parlamentares do PS querem saber se “mantém o Governo o grau de prioridade na execução da ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Porto-Braga-Vigo, ou está prevista a sua recalendarização”.

Caso se mantenha o grau de prioridade, os socialistas eleitos pelos distritos de Braga e Porto querem saber “qual a calendarização prevista no plano do Governo”.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias