11.7 C
Guimarães
Terça-feira, Maio 21, 2024

Zamora: uma centena de vimaranenses comemoram investidura do Rei D. Afonso

Economia

Partem em dois autocarros, por iniciativa da Grã Ordem Afonsina, desde o estádio D. Afonso Henriques, pelas 08h00 do próximo Sábado, dia 18 de Maio.

O objectivo é comemorar o 899º aniversário da investidura de Cavaleiro de D. Afonso Henriques, em Zamora, com um programa que se estende por todo o fim-se-semana.

A embaixada de vimaranenses será recebida em Miranda do Douro, pela presidente do Município, Helena Barril, no novo miradouro sobre as arribas do Douro, no Sábado, pelas 11h30.

Uma sessão de homenagem a D. Afonso Henriques junto da escultura existente nos jardins da Fundação D. Afonso Henriques, da autoria do escultor Dinis Ribeiro e do arquitecto Abel Cardoso, e que ali foi implantada no dia 30 de Abril do ano passado, ocorrerá depois do almoço.

A Sociedade Histórica da Independência de Portugal estará representada pelo seu presidente, José Ribeiro e Castro.

Nesta sessão de homenagem participam também os Veteranos Lanceiros de Portugal e um grupo de jovens nicolinos.

Seguir-se-á um espectáculo de folclore por um grupo local e uma degustação de vinhos da região Zamora, acompanhada com doces tradicionais portugueses oferecidos por uma empresa vimaranense da especialidade.

A missa solene na Catedral de Zamora presidida pelo bispo D. Fernando Valera Sánchez, realiza-se no Domingo, pelas 11h00. E depois haverá uma recreação histórica no exterior organizada pelo Centro de Iniciativas Turísticas de Zamora e Municípios Limítrofes.

Na localidade de Arcenillas, próxima de Zamora, será servido um almoço de convívio transfronteiriço, partilhado entre a embaixada vimaranense e a comunidade local.

No regresso a Portugal, a embaixada vimaranense será recebida em Bragança pela vice-presidente, Fernanda Maria Fernandes Morais Vaz Silva.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias