10 C
Guimarães
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Marcelo foi, afinal, o “reconquistador” em Guimarães

Ana Gomes ficou em segundo e André Ventura em terceiro. Tiago Mayan foi o quarto, à frente de Marisa Matias e João Ferreira que apenas por duas décimas não trocava com o último, Tino de Rans.


Menos vimaranenses votaram comparativamente com 2016, mas os mais de 75 mil que foram às urnas reforçaram a confiança em Marcelo Rebelo de Sousa que contou mais 4 mil votos, em Guimarães que no último sufrágio.

Com o castelo de Guimarães no horizonte, André Ventura, anunciou a reconquista, mas na cidade berço, o líder do Chega não foi além dos 11%. Ficou-se pelo terceiro lugar, atrás de Ana Gomes que conseguiu uma confortável distância com 12,46% dos votos.

© GA!

O preferido dos portugueses foi Marcelo, reconduzido no cargo de Presidente da República reforçado nos mais de quatro mil votos comparativamente com as eleições de 2016. O presidente dos afectos – até à pandemia – conquistou 45.360 vimaranenses, o correspondente a 61,80% do eleitorado. Venceu com a maioria dos votos em todas as freguesias do concelho de Guimarães como, de resto, aconteceu, em todos os 308 concelhos do país.

©SGMAI

Tiago Mayan somou 3.023 votos, em Guimarães, que lhe valeram o quarto lugar do ranking eleitoral, à frente de Marisa Matias, a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda que não foi além dos 3,60% e de João Ferreira do Partido Comunista, cujo resultado pode ser mais um passo rumo à irrelevância no concelho. O candidato comunista ficou a apenas duas décimas de Vitorino Silva, o primeiro com 3,59% e o calceteiro de Rans, em último com 3,57% dos votos vimaranenses.

Dos 143.085 inscritos, votaram 75.399 eleitores, o que significa 52,70%. Registaram-se 1.376 votos brancos e 620 nulos.

©SGMAI

Curiosidades da noite eleitoral:

  1. Marcelo Rebelo de Sousa ganhou nos 308 concelhos do país.
  2. Foi nas ilhas que o actual presidente mais se destacou.
  3. Foi no Alentejo que ganhou por menos. Foi aliás, no Alentejo que o Chega conseguiu os melhores resultados.
  4. O pior resultado de Marcelo Rebelo de Sousa foi no concelho de Moura, no Alentejo, com 39% dos votos.
  5. André Ventura ficou em segundo lugar em mais concelhos do que Ana Gomes, mas a candidata ganhou os principais, como o Porto onde Ventura não foi além dos 8,42%.
  6. Tino de Rans perdeu na sua freguesia.
  7. André Ventura ficou em segundo lugar em 17 freguesias do concelho de Guimarães, nomeadamente na vila de S. Torcato onde conquistou o voto de quase 200 eleitores.
  8. André Ventura falhou em toda a linha nos objectivos traçados. Não só não chegou aos 15% como ficou atrás de Ana Gomes. Ainda assim, cantou vitória.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também