Ana Gomes ficou em segundo e André Ventura em terceiro. Tiago Mayan foi o quarto, à frente de Marisa Matias e João Ferreira que apenas por duas décimas não trocava com o último, Tino de Rans.
Menos vimaranenses votaram comparativamente com 2016, mas os mais de 75 mil que foram às urnas reforçaram a confiança em Marcelo Rebelo de Sousa que contou mais 4 mil votos, em Guimarães que no último sufrágio.
Com o castelo de Guimarães no horizonte, André Ventura, anunciou a reconquista, mas na cidade berço, o líder do Chega não foi além dos 11%. Ficou-se pelo terceiro lugar, atrás de Ana Gomes que conseguiu uma confortável distância com 12,46% dos votos.
© GA!
O preferido dos portugueses foi Marcelo, reconduzido no cargo de Presidente da República reforçado nos mais de quatro mil votos comparativamente com as eleições de 2016. O presidente dos afectos – até à pandemia – conquistou 45.360 vimaranenses, o correspondente a 61,80% do eleitorado. Venceu com a maioria dos votos em todas as freguesias do concelho de Guimarães como, de resto, aconteceu, em todos os 308 concelhos do país.
Tiago Mayan somou 3.023 votos, em Guimarães, que lhe valeram o quarto lugar do ranking eleitoral, à frente de Marisa Matias, a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda que não foi além dos 3,60% e de João Ferreira do Partido Comunista, cujo resultado pode ser mais um passo rumo à irrelevância no concelho. O candidato comunista ficou a apenas duas décimas de Vitorino Silva, o primeiro com 3,59% e o calceteiro de Rans, em último com 3,57% dos votos vimaranenses.
Dos 143.085 inscritos, votaram 75.399 eleitores, o que significa 52,70%. Registaram-se 1.376 votos brancos e 620 nulos.
Curiosidades da noite eleitoral:
- Marcelo Rebelo de Sousa ganhou nos 308 concelhos do país.
- Foi nas ilhas que o actual presidente mais se destacou.
- Foi no Alentejo que ganhou por menos. Foi aliás, no Alentejo que o Chega conseguiu os melhores resultados.
- O pior resultado de Marcelo Rebelo de Sousa foi no concelho de Moura, no Alentejo, com 39% dos votos.
- André Ventura ficou em segundo lugar em mais concelhos do que Ana Gomes, mas a candidata ganhou os principais, como o Porto onde Ventura não foi além dos 8,42%.
- Tino de Rans perdeu na sua freguesia.
- André Ventura ficou em segundo lugar em 17 freguesias do concelho de Guimarães, nomeadamente na vila de S. Torcato onde conquistou o voto de quase 200 eleitores.
- André Ventura falhou em toda a linha nos objectivos traçados. Não só não chegou aos 15% como ficou atrás de Ana Gomes. Ainda assim, cantou vitória.
© 2021 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.