12.2 C
Guimarães
Domingo, Abril 28, 2024

AD: mais Coesão Territorial em Guimarães para aumentar qualidade de vida dos cidadãos

Economia

Foi numa sessão em Prazins Santa Eufémia onde o tema central era a via do AvePark, tema que agrada aos habitantes da freguesia, descontentes com o traçado escolhido pelo Câmara Municipal de Guimarães.

Porém, no comunicado distribuído hoje, pela AD – Aliança Democrática – Ricardo Araújo dá mais ênfase à necessidade de toda a população do concelho ter acesso a qualidade de vida e serviços de interesse geral.

“Toda a população do nosso concelho deve ter acesso às mesmas oportunidades e qualidade de vida, suportada em estratégia e investimento público, num ambiente adequado ao investimento empresarial e numa rede territorial de serviços de interesse geral mais equitativa e que responda efectivamente ao nosso tecido social e económico” – sustentou.

Disse ainda que “temos de materializar uma efectiva política de coesão territorial para garantir melhor qualidade de vida aos cidadãos e às famílias do nosso concelho, quer vivam nas zonas urbanas ou nas mais distantes da cidade, assim como condições muito mais adequadas ao investimento empresarial”.

Nesta primeira sessão temática, dedicada à coesão territorial, mobilidade e desafios da acessibilidade, o candidato da AD (Braga) destacou que “num concelho como Guimarães, com população dispersa territorialmente e com diferentes pólos de desenvolvimento, com nove vilas, onde um terço da população está concentrada na zona urbana, um terço nas vilas e o outro terço no restante território, a coesão territorial deve merecer uma particular e efectiva importância, com a concretização de políticas públicas no território para aumentar a eficácia das respostas aos desafios actuais e futuros, não com promessas por cumprir, adiamentos sucessivos e intenções que duram legislaturas inteiras sem que se mova uma palha”.

Ricardo Araújo enfatizou que “os cidadãos que vivem mais longe do centro da cidade têm que ter asseguradas condições para se deslocarem com facilidade e comodidade aos mesmos recursos e serviços, desde a educação à saúde, passando pela cultura e o desporto ou igualmente o trabalho, os tempos livres e o lazer”.

Fez depois o inventário dos problemas que afectam o Norte do concelho, elencando que a zona Taipas/Ponte “tem problemas crónicos de acessibilidade que perduram no tempo sem solução”, voltando a defender “a urgente requalificação da estrada nacional 101 com a criação de um canal dedicada para o transporte público, o avanço rápido do BRT, o rápido estudo de uma entrada e saída da autoestrada A11 que sirva esta zona Norte do concelho e o acesso ao AvePark”.

“A construção da via do AvePark é persistir num erro.”

Repetiu, o que disse em reuniões de Câmara, que “a construção da via do AvePark é persistir num erro, desperdiçar um avultado investimento e não resolver nenhum dos problemas de acessibilidade à zona Norte do concelho”.

Vaticina que “Guimarães arrisca-se a perder a oportunidade de aceder a milhões do PRR por teimosia política do PS e falta de visão estratégica que sirva melhor os interesses das pessoas e das empresas do nosso território concelhio”.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias