9.8 C
Guimarães
Segunda-feira, Março 4, 2024

Projecto SPACHE: promove actividade física e património cultural

Economia

Entre 29 e 30 de Março, Guimarães recebeu uma reunião Transnacional do projecto SPACHE, que contou com a presença do vereador do Desporto, Nelson Felgueiras, do presidente da direcção da Tempo Livre, Amadeu Portilha, e de representantes dos vários parceiros europeus do projecto.

O projecto SPACHE – Sport and Physical Activity in Cultural Heritage Environments, tem como objectivo testar as potencialidades da relação entre o património cultural e a actividade física e desporto. Com programas desenhados para diferentes faixas etárias, pretende-se promover não só a actividade física, como também as trocas de conhecimentos e experiências entre gerações.

Na reunião, foi feita uma revisão dos resultados da aplicação dos inquéritos nos vários países, em cada um dos diferentes programas pilotos, e feita uma avaliação da versão final do manual de boas práticas, que será apresentado em Bruxelas, no mês de Junho. Este manual irá servir como guia para a disseminação e multiplicação do projecto junto dos parceiros europeus. No programa desta reunião, foi ainda incluída uma apresentação do programa piloto desenvolvido por Guimarães, que ocorreu nos jardins do Paço dos Duques de Bragança, durante a tarde do dia 29.

O programa piloto desenvolvido por Guimarães é o A.Linho, que se inspira na tradição e nas tarefas do cultivo e transformação do linho, património cultural imaterial com fortes raízes em Guimarães. O A.Linho reuniu um consenso generalizado entre todos os parceiros no que se refere ao seu potencial de replicação a nível nacional e internacional e assevera-se como incentivo à prática de actividade física.

As actividades do programa-piloto A.Linho, decorridas em 2022, foram dirigidas a três públicos-alvo. A.Linho na Escola para as crianças do 1º Ciclo, tendo sido aplicado nas EB1 do agrupamento de escolas do Vale de São Torcato. A.Linho no Ginásio, voltado para o público em geral e decorreu no ginásio do complexo de piscinas de Guimarães. A.Linho no Vida Feliz, dirigido a maiores de 55 anos e realizado no parque de lazer da Corredoura.

Estes programas foram desenvolvidos pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Tempo Livre, em articulação com os parceiros ADCL (Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais), agrupamento de escolas do Vale de São Torcato e Grupo Folclórico da Corredoura.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias