19.6 C
Guimarães
Segunda-feira, Junho 24, 2024

RoboParty: cerca de 100 equipas de jovens constroem robôs móveis e autónomos

Economia

A 15ª edição da RoboParty realiza-se entre os dias 30 de Março a 1 de Abril, no pavilhão desportivo da Universidade do Minho, em Guimarães, onde cerca de 400 jovens aprendem a construir e programar robôs móveis e autónomos.

Organizada pelo Laboratório de Automação e Robótica do Departamento de Electrónica Industrial da Escola de Engenharia e pela botnroll.com, que é uma Spin-Off da Universidade do Minho, esta iniciativa pedagógica ensina a construir robôs móveis autónomos de uma forma simples e muito animada, em equipas de quatro pessoas, e num ambiente de entreajuda e fair play.

Trata-se de um evento de três dias e duas noites, non-stop, onde os jovens trazem um saco cama e um computador, e passam o tempo a construir e programar um robô com as suas próprias mãos – no final o robô fica para a equipa. Este ano estão inscritas quase 100 equipas provenientes de vários pontos de norte a sul do país e ilhas. A faixa etária predominante é entre os 16 e os 17 anos, tendo o participante mais novo 11 anos e o mais velho 64 anos de vida.

O robô a construir é o Bot’n Roll ONE A, compatível com Arduíno (ver capítulo kit). No início do evento é fornecido a cada equipa um kit robótico em peças do ‘Bot’n Roll ONE A’, e durante o evento é leccionada formação em electrónica e programação que possibilita a construção do robô por cada equipa [montagem mecânica, soldadura e programação], sempre acompanhados e apoiados por cerca de 80 alunos de Engenharia Electrónica Industrial e Computadores. No final, participam em alguns desafios de robótica que permitem testar o desempenho do robô, destacando-se a prova de dança que ocorre no Sábado pelas 14h00 e o RoboParty Fun Challenge que ocorre no Sábado de manhã, onde a performance do robô também depende da destreza do seu construtor.

📸 GA!

Em paralelo com toda esta dinâmica de aquisição de conhecimento durante 3 dias seguidos, decorrem várias actividades lúdicas e desportivas nas quais todos podem participar. Este ano destacam-se: Basquetebol 31, Aula de TRX, Torneio de Ténis de Mesa, Aula de Pilates, Basquetebol 3/3, Jogos Tradicionais, actuação da Tun’Obebes (Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho) e da Tuna Afonsina (Tuna de Engenharia da Universidade do Minho).

O professor de Engenharia Electrónica Industrial da Universidade do Minho e responsável pela organização da RoboParty, Fernando Ribeiro, relata que já organizam este evento desde 2007, já fizeram “quatro edições no estrangeiro e três em Lisboa, no Lisbon Games Week”. O professor explica que, apesar de não terem financiamento externo ou lucros com o evento, vão continuar enquanto tiverem “casa cheia”.

“O objectivo é mesmo que eles aprendam robótica porque daqui a uns 10 anos quem não souber um bocadinho de robótica está tramado.”

“O objectivo é mesmo que eles aprendam robótica porque daqui a uns 10 anos quem não souber um bocadinho de robótica está tramado”, explica Fernando Ribeiro. Destaca-se, também, que os professores que acompanham as equipas têm o seu trabalho e dedicação reconhecidos através da acreditação da sua formação de 30 horas, com 1.2 unidades de crédito. Os temas abordados nesta formação são programação em Arduino, montagem de robôs móveis e autónomos, programação em MatLab e Simulink dado pela responsável Europeia da Empresa Mathworks vinda propositadamente de França.

Fernando Ribeiro sublinha envolvimento de cerca de 130 pessoas entre elementos da organização e voluntários, sendo a maior parte deles estudantes do Curso de Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica Industrial e Computadores, que trabalham na formação dos participantes, nas actividades lúdicas e desportivas, bem como na complexa logística necessária a este tipo de evento.

📸 GA!

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias