24.5 C
Guimarães
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Teatro Oficina: lança quatro Open Calls para artísticas no território vimaranense e nacional

Economia

Sob a direcção artística de Mickaël de Oliveira, em 2023/2024 o Teatro Oficina pretende dar continuidade à identidade da companhia ao propor criações próprias, enquanto consolida a sua missão no apoio à criação artística teatral no município de Guimarães e em todo o território nacional. As Open Calls agora lançadas e disponíveis online – ‘Criação Crítica’, ‘Bolsas de Criação – Dramaturgia’, ‘Encontros de dramaturgia’ e ‘Audição para a nova criação do Teatro Oficina – Ensaio Técnico’ – têm por objectivo acolher e conhecer a diversidade de propostas artísticas no território vimaranense e nacional, dando a conhecer às suas comunidades artísticas, com mais detalhe, as especificidades dos programas e a casa da criação que é o Teatro Oficina (TO), baseado nas instalações do Espaço Oficina.

A Open Call referente à ‘Criação Crítica’ decorre de 22 de Fevereiro a 10 de Março e tem como missão apoiar criadores vimaranenses e de todo o território nacional, acolhendo propostas para o desenvolvimento de um projecto artístico no âmbito das artes performativas, vocacionado principalmente para estruturas de criação e criadores emergentes na área do teatro.

📸 Direitos Reservados

Já no que toca às ‘Bolsas de Criação – Dramaturgia’, a respectiva Open Call desenrola-se de 22 de Fevereiro a 17 de Março e este programa visa estimular a escrita original para palco acolhendo propostas para o desenvolvimento de um texto literário, no âmbito de um espectáculo teatral ou em artes performativas (dança, performance, etc). Será vocacionado para apoiar escritores e estruturas de criação que queiram fomentar a produção de nova dramaturgia portuguesa nos seus projectos, contribuindo para a renovação dos repertórios.

A terceira Open Call agora lançada aponta para a 1ª edição dos ‘Encontros de Dramaturgia’ e permanece aberta de 22 de Fevereiro a 17 de Março, visando acolher participantes com percurso artístico e literário consolidado ou em vias de consolidação, ou que tenham ainda uma actividade laboral relacionada com a literatura (intérpretes de teatro, dramaturgistas, jornalistas, tradutores, etc). Destina-se a pessoas que procurem integrar um processo de criação textual de um dramaturgo convidado pelo TO, bem como (opcionalmente) apresentar um projecto de escrita da sua autoria, para partilhar com o orientador e demais participantes.

Por último, abre-se agora a Open Call, também de 22 de Fevereiro a 17 de Março, em formato de audição para a contratação de um(a) intérprete de teatro, entre 25 e 55 anos, para integrar Ensaio técnico, a primeira criação de Mickaël de Oliveira para o Teatro Oficina. A nova criação é inspirada no próprio pressuposto do novo projecto artístico para a companhia, que privilegia a criação artística nos seus processos de partilha.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias