10.5 C
Guimarães
Terça-feira, Maio 21, 2024

ExcentriCidade: chegou a vez das freguesias mostrarem o poder da criação

Economia

O projecto de descentralização cultural de Guimarães atingiu uma nova etapa com várias residências artísticas a assumirem o papel principal da programação artística do ExcentriCidade.

Para este ano de 2024, o Município de Guimarães repõe a rotatividade de freguesias com Guardizela, Prazins Santa Eufémia e Infantas a acolherem projectos de residências artísticas, um processo interrompido pela pandemia.

PUB

Após ciclos e experiências muito positivas, no âmbito das propostas apresentadas no ExcentriCidade em localidades como Ronfe ou Brito com processos artísticos a envolver a comunidade, o programa vimaranense que leva cultura às vilas e freguesias do concelho de Guimarães desde 2016, pretende focar-se em projectos de residências artísticas nos próximos meses, proporcionando um contacto mais próximo com a comunidade.

Moreira de Cónegos, Briteiros e Taipas já iniciaram novo modelo de criação e apresentação artística para esta nova fase.

Para estes novos projectos em implementação, a convocatória é feita a toda a comunidade vimaranense onde podem mostrar os valores e o quotidiano dos seus territórios, e utilizado como objecto artístico em cada um dos espetáculos finais. Nas próximas semanas haverá novas open-calls para as freguesias de São Torcato, Prazins Santa Eufémia, Briteiros e Barco.

Com propostas eclécticas que abrangem a música, o teatro, a dança, o cinema ou as artes visuais, o ExcentriCidade contará com colectivos da região para fomentar o modelo de criação, como a Ondamarela, a Academia de Bailado de Guimarães, ATrama, a Fuga Pela Escada, a ETCetera, os TetrAcord’Ensemble, a Krisálida, o Bando à Parte ou artistas locais como Mário Gonçalves, Maria Oliveira e Alexandre Gonçalves.

Para além das residências artísticas, que este ano pautam o processo de investimento cultural do Município de Guimarães nas freguesias, há ainda espaço para apresentações inseridas em eventos a decorrerem em várias freguesias do concelho, como é o caso dos Banhos Velhos, em Caldelas, o Festival Vivências, em Brito, ou o Rock in Barco, nas margens do rio Ave.

– MOREIRA DE CÓNEGOS:
Academia de Bailado de Guimarães
espetáculo final: 11 de Maio (Sábado)
Grupo Cultural e Recreativo de Moreira de Cónegos

– CALDELAS: 
ATrama 
espetáculo final: 25 de Maio (Sábado)
Auditório dos Bombeiros das Taipas

Alexandre Gonçalves + Marisa Oliveira
espetáculo final: 15 de Junho (Sábado)
Museu da Cultura Castreja

– RONFE: 
Academia de Bailado de Guimarães
espetáculo final: 20 de Julho (Sábado)
Salão Paroquial de Ronfe

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias