10.5 C
Guimarães
Terça-feira, Maio 21, 2024

Educação Financeira: alunos de Guimarães ganham Olimpíadas

Economia

E mostram como ‘No Poupar Está o Ganho’, arrebatando prémios: a turma do 11ºCSE3 da escola secundária Francisco de Holanda sagrou-se vencedor municipal; a turma do 4CO da escola básica de Nossa Senhora da Conceição no escalão de 3º/4º ano do 1º ciclo; as turmas 6ºC da escola básica Virgínia Moura e 7ºB da escola básica e secundária Santos Simões venceram, nos 2º e 3º ciclos respectivamente.

Esta propensão dos alunos vimaranenses para serem “bons” a poupar mostram como os conhecimentos adquiridos na área da literacia financeira podem chegar a vencedoras da competição nacional, entre milhares de alunos da escolas portuguesas.

Responder a um quiz digital com 60 perguntas sobre educação financeira foi o desafio lançado aos alunos do 1º ao 12º ano que integram o ‘No Poupar Está o Ganho’, um projecto de educação financeira que ensina aos mais novos a importância do dinheiro e da poupança, contribuindo para que se tornem futuros consumidores mais informados e conscientes.    

Nas Olimpíadas de Educação Financeira que se realizam anualmente, há milhares de alunos a empenharam-se na conquista dos primeiros lugares, procurando responder acertadamente às questões no menor tempo possível.  

© Direitos Reservados

A turma do 11ºCSE3, da escola secundária Francisco de Holanda, destacou-se ao ter alcançado a melhor pontuação no seu escalão em todo o país, o que lhe garantiu o estatuto de vencedor nacional.

A Fundação António Cupertino de Miranda e a Câmara Municipal, deslocaram-se à escola e entregaram o troféu e respectivos prémios aos vencedores.  

O ‘No Poupar Está o Ganho’, é implementado em escolas de Guimarães através de uma parceria com a Câmara Municipal. E ao longo do ano lectivo os alunos mostram os seus conhecimentos sobre planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros (meios de pagamento, contas bancárias, empréstimos, seguros). Há também áreas temáticas como ética, direitos e deveres do consumidor e economia circular. A poupança é também um assunto central na iniciativa, por ser prioritário para as famílias perante o cenário económico nacional.  

O projecto de educação financeira proporciona aos alunos conteúdos, recursos multimédia, fichas de trabalho e desafios que promovem à aprendizagem de forma prática e lúdica

Já aos professores que participam com as suas turmas no ‘No Poupar Está o Ganho’, é garantida formação e acompanhamento contínuo, para que consigam facilmente integrar a literacia financeira (obrigatória no ensino básico) nos seus planos de aula. 

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias