18.4 C
Guimarães
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Eco Parlamento: escolas na sessão final da nona edição

Economia

Abação apresentou o projecto ‘Água Limpa Vida Plena – estratégias para combater a poluição por plásticos nos ecossistemas aquáticos’; o Colégio do Ave defendeu a proposta ‘Horta Comunitária’; o agrupamento Fernando Távora sugeriu o projecto de inclusão ‘Inclui-te – Incluímos-te’; as escolas de Pevidém escolheram combater a utilização dos plásticos, através de sacos produzidos com têxteis – ‘(mal) Trapilho, (bom) Trapilho’;

De Ronfe e do agrupamento Abel Salazar a opção foi falar de ‘Eco Activistas’; das Taipas apostam na realização de uma ‘Assembleia em Mobilidade’; o Vale de São Torcato propõe a ‘Reflorestação da Pedra Fina! Futuro mais verde’ e, por fim, Virgínia Moura apresentou e defendeu o projecto ‘A Pedalar sonhamos energizar’.

O Eco Parlamento com tantos jovens, vai realizar-se no auditório da Universidade do Minho, na Sexta-feira, 17 de Maio, a partir das 09h30.

O momento, que contará com a presença de jovens estudantes de oito agrupamentos de escolas de Guimarães, tem um convidado especial: o eurodeputado João Albuquerque.

O foco central desta sessão está na seleção dos melhores projectos de sustentabilidade apresentados, defendidos e votados na primeira sessão da iniciativa, em Março.

As propostas apresentadas serão avaliadas por um júri externo, que já acompanhou a primeira sessão, composto por Dalila Sepúlveda (Município de Guimarães), Delfina Soares (UNU-EGOV), Sofia Bragança (Vimágua), Margarida Ramos (Resinorte) e Carolina Rodrigues (Laboratório da Paisagem).

Recorde-se que o Eco Parlamento é uma actividade âncora do programa de educação ambiental PEGADAS – promovido pelo Município de Guimarães, com coordenação do Laboratório da Paisagem. O seu objectivo é desafiar os grupos parlamentares, constituídos por alunos dos vários ciclos de ensino básico, a apresentaram as suas soluções ambientais, de forma a dar resposta aos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU, promovendo também o debate e a defesa das propostas apresentadas.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias