19.5 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 23, 2024

Da Quaresma à Páscoa: começar com a exposição ‘A Paixão em Guimarães’

Economia

Está patente de 15 a 30 de Março, e repartida por 18 locais da cidade.

A cerimónia de inauguração da exposição ‘A Paixão em Guimarães’, um percurso pelas igrejas, passos da Paixão e museus vimaranenses que oferece uma mostra significativa de peças de elevada qualidade artística, relacionadas com a Quaresma, foi inaugurada no Museu de Alberto Sampaio.

PUB

Esta abertura do programa ‘Da Quaresma à Páscoa’ – que contempla todas as actividades que se podem ver em Guimarães nesta quadra pascal, é uma forma de pela beleza cativar o interesse de públicos diversos nesta exposição.

“Guimarães tem um acervo excepcional que merece ser visitado.”

O presidente da Câmara sublinha que “neste período da Páscoa, é importante visitarmos esta exposição, que nos revela a beleza da arte, reforçada com a religiosidade. Guimarães tem um acervo excepcional que merece ser visitado, mas com tempo, pois o belo merece contemplação demorada”.

Isabel Fernandes, directora do Museu de Alberto Sampaio, e um dos elementos responsáveis pela organização de ‘A Paixão em Guimarães’, fez questão de lembrar o trabalho iniciado por Noémia Carneiro, há já alguns anos, para que a exposição pudesse ter a implantação que hoje é visível.

“Este ano convidámos a Universidade do Minho para se associar a este evento e ouvimos as críticas que nos quiseram fazer. Para o ano, tentaremos trazer novidades e alargar a exposição a outras igrejas e instituições”, referiu.

Para além dos quatro passos da Paixão, ‘A Paixão em Guimarães’ pode ser visitada em: Museu de Alberto Sampaio, Sociedade Martins Sarmento, igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, igreja de São Francisco, igreja de São Sebastião (Dominicas), Basílica de São Pedro, igreja da Misericórdia, igreja de Nossa Senhora da Oliveira, igreja de São José do Carmo, igreja de Santo António dos Capuchos, igreja de Santa Marinha da Costa e Santuário da Penha. Aos visitantes é distribuído um passaporte que será carimbado em cada uma das instituições de visita, bem como um marcador de livros.

Com esta exposição, decorrem já diversas celebrações religiosas, de procissões a missas, nas várias igrejas da cidade. Algumas são tradicionais desta época como a via sacra e a missa em honra de Nossa Senhora das Dores.

Procissão das Endoenças. © Direitos Reservados

Até ao dia de Páscoa haverá a benção e procissão dos Ramos e a tradicional Procissão das Endoenças, organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, no dia 28 de Março, um evento que evoca séculos de tradição religiosa e espiritualidade.

A Procissão das Endoenças “é uma manifestação arraigada de penitência e arrependimento, que convida os fiéis a reflectirem sobre as suas vidas espirituais e a renovarem o seu compromisso com os valores cristãos”.

A procissão percorrerá um trajecto significativo, passando por algumas das mais emblemáticas igrejas da cidade, como a igreja da Misericórdia, igreja da Nossa Senhora da Oliveira, igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, igreja de São Francisco, Basílica de São Pedro, igreja de São Sebastião e a igreja de São Domingos, antes de retornar ao seu ponto de origem na igreja da Misericórdia, terá início às 21h15.

Fins de semana gastronómicos

A gastronomia também se enquadra nesta programação pascal. E foram escolhidos para esta iniciativa que o Turismo do Porte e Norte de Portugal abarca na sua política de projecção do território nortenho, o caldo verde, o bacalhau recheado e o pão de ló.

São vários os restaurantes aderentes como o Buxa, Casa das Merendas, Dan José, D. Mafalda, Doce Parque, Fentelhas, Florêncio, Histórico by Papaboa, Hool, Baptista, Pinguim, Open Village Sports, Oriental, Outeiro, Páraqui, Pedrinhas, Príncipe Parque, Solar do Arco, SR Petisqueira, Vira Bar e Virtudes. O mesmo acontece com as unidades hoteleiras onde os fins de semana gastronómicos oferecem 10% de desconto nesta ocasião.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias