13.2 C
Guimarães
Segunda-feira, Abril 22, 2024

CCVF: hoje há ‘Pérola Sem Rapariga’, de Zia Soares

Economia

Teatro, música, vídeo, poesia, fotografia e luz vivem na peça ‘Pérola Sem Rapariga’ que será apresentada no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor, hoje, às 21h30.

O espectáculo resulta do encontro entre a encenadora Zia Soares e a escritora Djaimilia Pereira de Almeida e que se inspira na leitura de ‘Voyage of the Sable Venus and Other Poems’, da autora afro-americana Robin Coste Lewis, e no arquivo fotográfico de Alberto Henschel, fotógrafo alemão radicado no Brasil na segunda metade do século XIX, autor de uma série de retratos da população africana e afro-descendente.

PUB

Interpretado por Filipa Bossuet e Sara Fonseca da Graça, que dão vida às personagens e conduzem os espectadores por uma jornada de auto-descoberta, ‘Pérola Sem Rapariga’ pensa a relação entre a superfície do corpo e aquilo que sobre ele somos capazes de dizer, entre legenda e imagem, entre a pele e o salvamento, incidindo também na condição da mulher, que é explorada neste espectáculo, em que duas mulheres se expõem, mas ao mesmo tempo se libertam a elas próprias, com lutas internas. Isto, num espaço da cena em que o artista visual Kiluanji Kia Henda intervém instalando prenúncios de apocalipse.

O espectáculo traz assim à cena uma proposta inovadora, onde o texto, a dramaturgia e a encenação se entrelaçam numa exploração dialógica que aborda a relação entre o corpo e a narrativa, a legenda e a imagem.

A obra ‘Voyage of the Sable Venus and Other Poems’, de Robin Coste Lewis, e o arquivo fotográfico de Alberto Henschel, inspirou as criadoras explorando a relação entre a superfície do corpo e a capacidade de expressar o que nele reside, trazendo à tona reflexões sobre identidade e representatividade.

Através de uma abordagem multidisciplinar, ‘Pérola Sem Rapariga’ apresenta uma equipa diversificada de artistas que contribuem para a construção de uma experiência artística única. De notar que Zia Soares, encenadora da peça, é directora artística do Teatro GRIOT e foi distinguida pela Associação de Mulheres Empreendedoras Europa/África com o prémio Mérito às Mulheres, tendo sido convidada pelo Presidente da República portuguesa para integrar o programa ‘Mulheres de Coragem’, que visa “destacar o lugar e a dignidade das mulheres na sociedade portuguesa”

‘Pérola Sem Rapariga’ é apresentado em Guimarães no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II, e os respectivos bilhetes para o espectáculo encontram-se disponíveis pelo valor de 7,5€ ou 5€ com desconto, podendo ser adquiridos online e presencialmente nas bilheteiras.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias