7.9 C
Guimarães
Sexta-feira, Março 29, 2024

2022: 10 anos depois da CEC 2012

Uma década depois, a lembrança da realização da Capital Europeia da Cultura lembra 2012 como o ano mais venturoso da exaltação da Cultura em Guimarães.


Assinalar, a cerimónia de abertura, de 21 de Janeiro de 2012, que foi o início da Capital Europeia da Cultura, é o propósito de um concerto que vai ocorrer no Centro Cultural Vila Flor.

Participarão neste concerto grupos e artistas representativos do tecido cultural vimaranense: Orquestra de Guimarães, Lince, Dada Garbeck, Jovens Cantores de Guimarães, Manuel de Oliveira, Nicolinos, Pedro Emanuel Pereira e Grupo Folclórico da Corredoura. 

📸 GA!

“Este espectáculo pretende ser uma ecléctica demonstração de artistas e as suas tradições, com raízes em Guimarães, numa performance que se equilibra entre a memória do passado e o desejo pelo futuro” – revela o Município.

Dez anos depois e no mesmo 21 de Janeiro, será feita a homenagem póstuma à vereadora da Cultura de 1998 a 2013, com a designação do Grande Auditório “Francisca Abreu” do Centro Cultural Vila Flor.

“Francisca Abreu deixou um legado marcante na cultura vimaranense”.

Para a Câmara Municipal “Francisca Abreu deixou um legado marcante na cultura vimaranense, no qual se destacou a política de promoção cultural que levou o Governo da República a escolher Guimarães como a terceira cidade portuguesa, depois de Lisboa e Porto, acolher a Capital Europeia da Cultura”.

📸 GA!

O impacto deste evento é quantificado “num crescimento e dinamização contínua devido à diversificação de segmentos, que tornaram a cidade de Guimarães um destino de referência cultural e patrimonial a nível nacional e internacional, potenciando ainda a vertente da criação assente num conjunto de projectos estratégicos, de médio e longo prazo, capazes de potenciar processos de regeneração urbana, valorização do património histórico edificado e potenciação do tecido de indústrias criativas, através de programação e criação contemporânea” – salienta nota da administração municipal.

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também