Actividades experimentais, demonstrações, exposições e workshops gratuitos completam o programa na próxima Sexta-feira, dia 30, das 16h00 às 24h00, no Altice Forum Braga.
A Escola de Ciências da Universidade do Minho volta a integrar o programa universitário Noite Europeia dos Investigadores (NEI), este ano com o tema “Ciência para todos – Sustentabilidade e Inclusão”.
A abertura oficial é pelas 17h00, com a presença prevista do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, do presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, e do presidente da ECUM, José González-Méijome, entre outros.
A Noite Europeia dos Investigadores é um evento público em toda a Europa que aproxima os investigadores do público geral, permitindo descobrir a investigação, a ciência e a inovação através do entretenimento, e mostra o seu impacto no quotidiano dos cidadãos.
Ainda antes do evento principal foram promovidas uma série de actividades preparatórias, realizando-se amanhã, dia 27, o Dia Aberto Virtual, das 10h às 18h, totalmente online.
📸 UMinho
A programação presencial para dia 30 estende-se das 16h00 até às 24h00 e a Escola de Ciências da UMinho e o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia coordenarão todas as actividades presenciais a decorrer.
Nos vários postos instalados no Altice Forum Braga, os visitantes de todas as idades poderão interagir com investigadores de diferentes áreas científicas e participar num conjunto diversificado de actividades que procuram demonstrar a relevância da investigação e da ciência em geral para dar resposta às preocupações relacionadas com a sustentabilidade, neutralidade climática e inclusão social.
Existirão, ainda, actividades como quizzes, palestras sobre conservação de espécies animais e sensibilização sobre as alterações climáticas, exposições de fotografia científica, entre outros. Haverá, também, workshops e um escape room, sujeitos a inscrição prévia online.
Este evento surge no âmbito de um consórcio nacional que envolve diversas instituições de ensino superior e é financiado pelas Acções Marie Curie do Programa Horizonte Europa. A NEI é dinamizada pela Comissão Europeia desde 2005 e decorre em simultâneo em cidades de 25 países europeus.
📸 UMinho
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.