23 C
Guimarães
Segunda-feira, Junho 24, 2024

Ucrânia: Zero Waste Cities com a participação do Laboratório da Paisagem

Economia

Com o apoio do programa LIFE, da União Europeia, o projecto Zero Waste Cities foi lançado na Ucrânia, no dia 1 de Maio.

Apoiar os governos locais na implementação de novos requisitos legislativos no domínio da gestão de resíduos é o seu objectivo. O Laboratório da Paisagem coordena o projecto que é implementado pela Zero Waste Alliance Ukraine.

Os beneficiários do projecto são quatro municípios ucranianos – Lutsk, Kherson, Pokrovsk (região de Donetsk) e Liubotyn (região de Kharkiv) – que trabalharão em conjunto com parceiros durante quatro anos para construir um sistema de gestão de resíduos sustentável e alcançar o estatuto de ‘Cidade Zero Resíduos’.

Os parceiros europeus das cidades ucranianas no projecto serão os Municípios de Guimarães e Oeiras (Portugal) e Carmignano (Itália), bem como o Instituto de Hamburgo para a Inovação, Protecção Climática e Economia Circular (HiiCCE) (Alemanha), a ONG Zero Waste Europe (Bélgica) e a ONG Zero Waste Italy (Itália). A rede de cidades europeias ‘Eurocities’ e o seu projecto-piloto ‘Sustainable rebuilding of Ukrainian Cities’ contribuíram para a criação do consórcio do projecto.

A execução do projecto no terreno será apoiada por organizações públicas ucranianas, nomeadamente a ONG Zero Waste Lutsk, a ONG Ecological News, a ONG Zero Waste Mariupol e a ONG Zero Waste Kharkiv.

Implementar projectos-piloto de infra-estruturas em quatro cidades ucranianas que contribuam para o desenvolvimento de um sistema sustentável de gestão de resíduos nos municípios e que possam ser ampliados e reproduzidos por outras cidades ucranianas é um dos desafios deste colaboração.

O consórcio do projecto combina os conhecimentos práticos e a experiência dos municípios europeus com as competências das instituições de investigação e das ONG para garantir que os objectivos do projecto são alcançados. E os seus resultados serão o desenvolvimento de estratégias de gestão de resíduos para quatro cidades ucranianas, comunidades com capacidade institucional para as implementar, o lançamento de projectos-piloto de infra-estruturas e o estabelecimento de cooperação entre as cidades participantes ucranianas e europeias.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias