Investigação: Braga acolhe Noite Europeia

Data:

Actividades experimentais, demonstrações, exposições e workshops gratuitos completam o programa na próxima Sexta-feira, dia 30, das 16h00 às 24h00, no Altice Forum Braga.


A Escola de Ciências da Universidade do Minho volta a integrar o programa universitário Noite Europeia dos Investigadores (NEI), este ano com o tema “Ciência para todos – Sustentabilidade e Inclusão”.

A abertura oficial é pelas 17h00, com a presença prevista do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, do presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, e do presidente da ECUM, José González-Méijome, entre outros.

A Noite Europeia dos Investigadores é um evento público em toda a Europa que aproxima os investigadores do público geral, permitindo descobrir a investigação, a ciência e a inovação através do entretenimento, e mostra o seu impacto no quotidiano dos cidadãos.

Ainda antes do evento principal foram promovidas uma série de actividades preparatórias, realizando-se amanhã, dia 27, o Dia Aberto Virtual, das 10h às 18h, totalmente online.

📸 UMinho

A programação presencial para dia 30 estende-se das 16h00 até às 24h00 e a Escola de Ciências da UMinho e o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia coordenarão todas as actividades presenciais a decorrer.

Nos vários postos instalados no Altice Forum Braga, os visitantes de todas as idades poderão interagir com investigadores de diferentes áreas científicas e participar num conjunto diversificado de actividades que procuram demonstrar a relevância da investigação e da ciência em geral para dar resposta às preocupações relacionadas com a sustentabilidade, neutralidade climática e inclusão social.

© UMinho

Existirão, ainda, actividades como quizzes, palestras sobre conservação de espécies animais e sensibilização sobre as alterações climáticas, exposições de fotografia científica, entre outros. Haverá, também, workshops e um escape room, sujeitos a inscrição prévia online.

Este evento surge no âmbito de um consórcio nacional que envolve diversas instituições de ensino superior e é financiado pelas Acções Marie Curie do Programa Horizonte Europa. A NEI é dinamizada pela Comissão Europeia desde 2005 e decorre em simultâneo em cidades de 25 países europeus.

📸 UMinho

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

UMinho: Dava Newman, figura da engenharia aero-espacial em Guimarães

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), acolhe, amanhã, Quinta-feira...

Investigadores desenvolvem tecnologia para criar ecrãs flexíveis que dobram e esticam sem se partir

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e...

Nova espécie de fungo descoberta em medronheiros portugueses

Investigadores da Micoteca da Universidade do Minho (MUM), em...

Computação Avançada: DST constrói centro nacional no campus de Azurém

A construtora bracarense DST anunciou, hoje, que está a...