Ricardo Araújo: critica anúncio da nova delegação do IHRU em acção partidária

Data:

Na reunião de câmara desta Quinta-feira, o vereador da coligação Juntos por Guimarães (JpG) abordou o facto da Ministra da Habitação ter anunciado uma delegação do IHRU para Guimarães durante um evento da concelhia do PS, considerando este uma “deselegância”.

Ricardo Araújo expressou que “a forma como é feito este anúncio não é aceitável”, considerando uma “deselegância com o próprio presidente da Câmara”. Para o social-democrata, o anúncio “devia ser articulado previamente com o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, que é o Dr. Domingos Bragança, e não numa sessão partidária à porta fechada”.

Ricardo Araújo (vereador PSD). 📸 GA!

O vereador do PSD acrescentou que, para além da forma, também a substância da notícia dada pela Ministra da Habitação se mostra um problema. “A grande medida anunciada pelo Partido Socialista nestas conferências sobre a habitação é algo que o sr. presidente da Câmara classifica como não tendo valor nenhum”, referiu. Ricardo Araújo concorda que “de facto não tem valor nenhum”, explicando que o que “seria importante era que o Governo anunciasse a descentralização das competências de responsabilidade da gestão e manutenção dos bairros sociais à Câmara Municipal de Guimarães, com o respectivo envelope financeiro”. O social-democrata acredita que “a Câmara Municipal de Guimarães saberia muito melhor fazer essa gestão e articulação e contacto de proximidade com os moradores”.

Nas declarações à imprensa, a vereadora com o pelouro da Habitação, Adelina Pinto, também expressou a vontade da Câmara de passar os bairros geridos pelo IHRU para a gestão da CASFIG. “Os nossos munícipes que vivem num sítio e no outro, têm gestões diferentes, têm formas de gerir diferentes. E, portanto, a forma de uniformizar seria que o IHRU passasse a gestão dos edifícios para nós”, defendeu.

Adelina Pinto (vereadora PS). 📸 GA!

“Não fez nenhuma declaração que tivéssemos uma delegação do IHRU em Guimarães.”

A vice-presidente da Câmara clarificou, ainda, que, questionada sobre a localização de uma nova delegação do IHRU e após sugestão que a mesma fosse em Guimarães, a Ministra “disse que não está fora de hipótese”. “Não fez nenhuma declaração que tivéssemos uma delegação do IHRU em Guimarães. Disse que não estava fora de hipótese e que podia ser pensado que no norte ficasse em Guimarães”, esclareceu. No entanto, o comunicado da concelhia do Partido Socialista estava intitulado, expressamente, ‘Ministra da Habitação anuncia delegação do IHRU para Guimarães’, no email enviado à imprensa.

📸 GA!

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

CDU: critica balanço municipal de “100 dias sem novas nem mandados”

“Passaram 100 dias da governação da maioria PSD/CDS em...

PS: concelhia classifica os “Cem dias” da gestão de Ricardo Araújo “sem ideias e com muita propaganda”

A concelhia do Partido Socialista tornou pública a sua posição...

Ricardo Araújo: faz o balanço dos seus 100 dias no governo municipal que se completam hoje

Uma governação de proximidade, a escuta activa da comunidade...

Primeiro a Vitrus depois a Vimágua: Ricardo Araújo dá a volta aos serviços municipais

O presidente da Câmara deixou o seu gabinete e...