Festa da Primavera: é na montanha da Penha e integra programa da CVE 2026

Data:

Em mais uma edição dedicada à celebração da natureza, da biodiversidade e da participação da comunidade a ‘Festa da Primavera’ realiza-se, hoje e amanhã, na Penha. A iniciativa integra, este ano, a programação da Guimarães 26 – Capital Verde Europeia.

O programa convida a população a viver a montanha através de percursos interpretativos, oficinas, workshops, actividades de educação ambiental e propostas para todas as idades, promovendo o contacto directo com o território e a valorização dos seus valores naturais.

A ‘Festa da Primavera’ inclui um conjunto diversificado de experiências ao ar livre, pensadas para famílias, escolas e visitantes, reforçando o papel da Penha como espaço privilegiado de encontro entre natureza, cultura e comunidade, num ano particularmente simbólico para Guimarães enquanto Capital Verde Europeia.

A programação integra também vários momentos musicais, com destaque para o concerto dos ‘Descendentes’, banda que ganhou projeção nacional com o tema ‘Carta da Despedida’ e que sobe ao palco no Sábado à tarde (dia 11 de Abril, às 16h30) numa celebração da nova música portuguesa.

A Penha vai tornar-se no epicentro de um vasto leque de actividades ligadas ao bem-estar ambiental. © Direitos Reservados

A música continua com os concertos de ‘Os Primavera’ e de Vítor Lusquiños, que contará com a participação especial de Maria João, no Domingo, encerrando o fim-de-semana com uma proposta artística marcada pela diversidade e pela proximidade ao território.

Durante os dois dias, o evento contará ainda com uma zona de alimentação reforçada, assegurada pelos espaços de restauração da Penha.

Integrada na programação da Guimarães 26 – Capital Verde Europeia, a ‘Festa da Primavera’ reafirma-se como um momento de encontro entre comunidade, natureza e cultura, promovendo estilos de vida mais sustentáveis e o conhecimento do património natural local.

A iniciativa é organizada conjuntamente pelo Município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem, com o apoio da Irmandade da Penha.

O programa completo da ‘Festa da Primavera’ está disponível: aqui.

Publicidade

© 2026 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Eurocities: Fórum discute medidas sobre a transição verde e as alterações climáticas

O presidente da Câmara foi ao Fórum da Eurocities...

Vitrus Talks: o desafio da separação, valorização e solução para os Resíduos Orgânicos em debate

Paulo Cunha, euro-deputado, Rui Silva, administrador regional da EGF...

Pacto de Autarcas: Guimarães subscreve ‘Passaporte Climático das Cidades’

Guimarães foi um dos primeiros municípios a subscrever o...

Uma Cidade de Um Só Planeta: fórum da Eurocities realiza-se em Guimarães

O principal encontro anual das cidades da rede Eurocities...