Portugal vive por estes dias, um dos piores momentos da sua grande história, de quase 900 anos. Somos agora uma nação entre a espada e a parede, com números que nos colocam nas piores estatísticas de sempre, em todo o mundo, no que diz respeito à covid-19.
A pandemia por covid-19 veio transformar as nossas vidas, criando graves problemas, quer ao nível da saúde pública, quer ao nível da economia. São tempos de grande provação, onde os sinais de esperança tardam a aparecer e onde a resiliência é fundamental para inverter esta situação.
Neste contexto assistimos no entanto a demonstrações de grande generosidade e solidariedade. Aqui, não posso deixar de mencionar os voluntários Torcatenses que desde a primeira hora se mostraram disponíveis para ajudar quem mais precisava, numa altura em que desconhecíamos ainda a gravidade e as consequências diretas do vírus. Foi possível ir a casa de idosos e doentes crónicos, entregar medicamentos ou as compras do supermercado, reduzindo a este grupo de risco o contacto social e a exposição à doença.
A Vila de São Torcato e os Torcatenses são conhecidos, pelo seu bairrismo e generosidade, tendo ficado bem espelhado nas suas ações e mobilizações de apoio social, nesta pandemia. Foi possível vermos, vizinhos a ajudar vizinhos, as associações e instituições da Vila a trabalhar em prol da mitigação do problema, as autarquias locais, Junta de Freguesia e Câmara Municipal a trabalharem em rede e em cada Torcatense uma forte esperança, em dias melhores que nos permitam regressar aos tempos que vivíamos.
Foi possível presenciar momentos de enorme comoção, como o apoio a trabalhadores da construção civil que comiam no chão (devido ao encerramento dos restaurantes), ao reforço de compras no comércio local por forma a diminuir o impacto brutal que vivemos ao nível económico e a cedência de bens e produtos a agregados familiares mais carenciados.
No que diz respeito a apoios, o projeto “Juntar São Torcato”, deu os primeiros passos, disponibilizando a dezenas de famílias, bens adaptativos e geriátricos, como cadeira de rodas, camas articuladas e medidores de tensão. Este projeto irá crescer, tornando-se um “banco de coisas”, como ferramentas, bens de puericultura e até pequenos eletrodomésticos e material informático. O projeto “Juntar São Torcato” terá ainda um alcance mais abrangente, pretendendo-se tornar também numa rede de apoio aos mais afetados pela pandemia, criando sinergias com outros projetos e instituições, na intervenção social e no apoio psicológico.
O direito à vida é o bem mais importante numa democracia, num estado social e de direito e a nossa obrigação, para além da solidariedade e generosidade é contribuir para que esta pandemia passe o mais rapidamente possível, para voltarmos a sentir o cheiro da tília no verão de São Torcato, juntos e com a esperança que vale a pena sempre lutar.
© 2021 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.
Bom dia senhor Presidente .
Aprecio a sua iniciativa e o seu empenho de bom senso !
Noto em si uma menssagem militante , toda a seu favor do posto de presidente que ocupa .
Esta pandemia , nos esta a impor modos e formas de vida que nimguem imaginava ..
do meu ponto de vista , esta crise depois do sanitário , nos vaiobtigarc a ir buscar novas energias . Desejo encontra lo e expor a minha vísao . O que era antes Covid .. isso era antes.
Devemos ambos , toda a gente de bom senso , que tenhem algo preocupação do que será o dia de amanhã , pensando no futuro , no amor do próximo . Como o sabe , e tive ocasião de lhe dizer . São Torcato tem uma carta de visita National e Internacional ..
Ha por aqui. Um caminho que começa em São Torcato .. o qual , fora de todas as divisões políticas , pode servir de exemplo !
Eu E o meu Filho Stephane De Freitas ( criador da applicao INDIGO WORLD que promove as Doacies e a entra-ajuda ( ir ao Goegle) , somos ums fortes convencidos das novas economias complementares que são as economias COLABORATIVAS/PARTICIPATIVAS que também tenhem por senso de fraternidade entre os cidadãos , dando segunda vida a objetos não utilizados e serviços sem custos para os mais dane-nesesitados .. que com esta crise . Vai ter impactos sobre todas as classes sociais. Indigo tem tamben uma forte convicção e visão sobre o futuro e a Ecologia !
Qual freguesia melhor Que são Torcato tem melhor Embeixada que a a sua ..,a qual o senhor preside , com muito empenho !
E da nossa parte .. Teria muito Prazer de lhe apresentar o meu filho Stephane , o qual está em contacto , com órgãos gouvernementais , no âmbito de ativar Índigo em Portugal !
Em Guimarães nasceu Portugal
Somos vimaranenses
Em Guimarães desejemos ver nascer Infigo
No qual o Berco pode ser São Torcato!
Fico esperando do seu returno . Obrigado e parabéms
Comprimentos
António Freitas .
Tel 910626238
00351 610749093
Muito obrigado pelas palavras. Podemos combinar e falarmos. Eu entretanto ligo-lhe. Abraço