11.2 C
Guimarães
Sábado, Janeiro 18, 2025
Alberto Martins
Alberto Martins
Alberto Martins, 41 anos é empresário e licenciado em gestão. Actualmente é ainda presidente da junta de freguesia da Vila de São Torcato desde 2017, tendo já sido tesoureiro desde 2005 até 2017. Trabalhou e colaborou com diversas empresas, de onde se destaca a empresa Coming Future e a empresa JF Economista Internacionais.

Muito mais do que uma corrida!

No próximo dia 20 de Novembro (Domingo), realizar-se-á a 3ª edição do Trail Vila de São Torcato. Este ano, a prova integra o campeonato regional de Trail, o que demonstra desde logo a sua qualidade.

Este evento nasceu assente em três pilares fundamentais, promover a atividade física, a Vila de São Torcato e a sustentabilidade ambiental

Nas duas primeiras edições mais de 700 atletas (em cada ano) calcorrearam os belíssimos trilhos da Vila de São Torcato e cortaram a meta em frente à mítica e imponente Basílica de São Torcato.

Momentos únicos que permitiram promover a Vila, como em poucas outras ocasiões, visto grande parte dos inscritos serem de fora do concelho de Guimarães e até mesmo do país vizinho.

Este selo de promoção da Vila é ainda sublinhado, por exemplo, com a t-shirt que é utilizada na prova. Aqui não posso deixar de assinalar a enorme satisfação que me dá em ver do Minho ao Algarve as torres da Basílica de São Torcato envergadas em tantos anónimos que fizeram esta prova nas duas primeiras edições!

Outra marca muito importante que esta iniciativa encetou foi a ambiental, desde a primeira hora quisemos reduzir ao mínimo a pegada ecológica. Exemplo disso foi a utilização de fitas de marcação reutilizáveis e os já bem conhecidos copos da Vila de São Torcato. Fazemos ainda uma limpeza dos trilhos nas semanas seguintes, por forma a termos total certeza que não fica depositado lixo na floresta. 

Estes são portanto, os pilares basilares em que assenta o Trail Vila de São Torcato ao qual quisemos juntar este ano o pilar solidário. Assim, por cada inscrição nesta prova 1€ reverterá para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

É desta instituição que sai muito do apoio aos Institutos Portugueses de Oncologia.

Esta grande e nobre instituição faz um trabalho a todos os títulos notável e muitas vezes invisível. É desta instituição que sai muito do apoio aos Institutos Portugueses de Oncologia, quer ao nível da aquisição de equipamentos de imagiologia e radiologia, quer ao nível técnico e logístico.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro atua ainda noutros domínios, como por exemplo no alojamento ou apoio psicológico dos doentes oncológicos. Assim, é fundamental que todos possamos ajudar esta instituição, até porque com a pandemia não foi possível, durante dois anos, realizar os tradicionais peditórios nacionais.  

Em nota de rodapé frisar apenas, para quem não sabe, que esta instituição não é apoiada pelo Estado Português!

Convido todos a juntarem-se a esta causa e a inscreverem-se no Trail Vila de São Torcato, a caminhar ou a correr, ou simplesmente a ajudar a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Porque o Trail Vila de São Torcato é muito mais do que uma simples prova de atletismo é também uma corrida pela vida!

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também