Tunas Académicas: encontro junta o mundo ibero-americano em Guimarães, a partir de hoje

Data:

Guimarães volta a afirmar-se como palco privilegiado da cultura ibero-americana ao acolher a IV edição do ‘Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas’ (EITA), de 26 a 30 de Junho.

O evento tem vindo a consolidar-se como uma referência no panorama musical e académico internacional, posicionando Guimarães no epicentro da tuna em Portugal.

Este ano, o ‘Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas’ reúne 17 tunas académicas provenientes de seis países, desde Portugal, Espanha, México, Peru, Colômbia e Chile, e mobiliza mais de 500 participantes ao longo de cinco dias dedicado à música, tradição, juventude e intercâmbio cultural. 

Guimarães começa a ter uma forte ligação às tunas ibero-americanas. © GA!

Com actividades descentralizadas nos municípios de Vizela e Cabeceiras de Basto, o programa central do evento acontece em Guimarães.

A Plataforma das Artes e da Criatividade (PAC) será o ponto de encontro do festival, com concertos gratuitos das várias tunas presentes no festival, zona de restauração, artesanato e produtos culturais, o ‘TunaeTalks’, um ciclo de conferências com registo audio-visual e a presença de figuras relevantes do panorama cultural. 

O ‘Encontro Ibero-Americano de Tunas Académicas’ é uma celebração da cultura partilhada entre países irmãos e uma mostra do dinamismo académico e musical que caracteriza as tunas. A edição de 2025 reforça o papel de Guimarães como cidade promotora da juventude, da cooperação cultural e de intercâmbio cultural ibero-americano. 

Toda a informação sobre o EITA: aqui.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Contextile: a sua inauguração está ‘Por um Fio’, no início de Setembro

A oitava edição da Contextile - Bienal de Arte...

Guimarães Jazz: 35 anos depois com várias estreias e produções próprias

A 35.ª edição terá 85 músicos, 57 dos quais...

Teatro: ‘Seta Cegonha’ é nova dramaturgia de Bruno dos Reis e Gaya de Medeiros

A nova criação do Teatro Oficina foi escrita a...

Rock no Rio Febras: Sociedade Martins Sarmento abre-se aos festivaleiros

A Sociedade Martins Sarmento (SMS), fez saber que durante...