Alberto Martins
Alberto Martins, 41 anos é empresário e licenciado em Gestão. Atualmente é ainda presidente da Junta de Freguesia da Vila de São Torcato desde 2017, tendo já sido tesoureiro desde 2005 até 2017. Trabalhou e colaborou com diversas empresas, de onde se destaca a empresa Coming Future e a empresa JF Economista Internacionais.

Festa da Juventude de São Torcato – 15 anos de um caso especial!

Nos próximos dias 09 e 10 de Setembro, o parque do lago recebe a 15ª edição da Festa da Juventude de São Torcato. A Festa da Juventude começou em 2005 e apenas foi apenas interrompida, durante os dois anos da pandemia por covid-19.

Este foi naturalmente um evento que nasceu com muitas dúvidas, mas com a certeza da necessidade de realizar uma festa, dentro dum espectro cultural que não existia na Vila e em todo o Vale de São Torcato. A festa foi ganhando o seu espaço, primeiro no terreiro da Irmandade e depois assentando arraiais no coração do parque do lago.

Ao longo destes 17 anos e destas 15 edições, algumas foram as vozes que auguraram anualmente o fim desta festa e que diziam que este tipo de eventos nunca vingariam em São Torcato, terra onde a cultura popular é rainha e as sonoridades mais ligadas ao mundo rural e ao folclore são a marca identitária.

Sempre pensamos que toda a cultura, diversidade e transversalidade poderiam e deviam ter lugar numa Vila tão rica, dinâmica e multicultural como é São Torcato e em boa hora foi criada a Festa da Juventude.

Assim, de forma tímida cresceu um evento que inicialmente apenas conseguir captar a atenção da população local às novas sonoridades, ritmos e comédia, mas paulatinamente foi-se alargando a outras fronteiras e públicos, como se verifica nos dias de hoje.

São Torcato orgulha-se muito de ter, provavelmente a maior festa do género da região. Um evento com entrada livre e sempre com cartazes de enorme qualidade, com recursos extremamente limitados (fazer verdadeiramente omeletes sem ovos), feita fundamentalmente com o suor de muitos torcatenses, que tanto deram e dão a este evento.

Atualmente passam anualmente pelo recinto, cerca de 5.000 pessoas.

Uma festa que sempre procurou o equilíbrio entre nomes consagrados na música, na comédia e na animação, com os artistas locais e dando visibilidade a talentos emergentes no panorama local e nacional. Atualmente passam anualmente pelo recinto, cerca de 5.000 pessoas, que vibram e riem no fim-de-semana mais longo do ano.

Alargamos conceitos, a outro tipo de cultura e desporto, como por exemplo a apresentação de livros de escritores locais e novos desportos que emergem no panorama nacional.

Este ano a Festa da Juventude conta com o apoio do Município de Guimarães, através do projeto Excentricidade, o que revela em si a importância concelhia do evento. Conta ainda com parceria com uma rádio de um concelho vizinho, o que para além de permitir um destaque além-fronteiras do nosso concelho, se apresenta como revelador do interesse que a festa suscita neste tipo de órgãos de comunicação social e nesta faixa etária.

Deixo por fim uma palavra especial a todos quanto colaboram com a festa (e são muitos), a quem a criou e em especial ao parceiro principal que é o CRCA.

A cultura é também arrojar ser diferente, ir onde outros não foram, procurar outros palcos e outras formas de expressão artística. A Festa da Juventude tem e teve esse mérito, num Vale onde a cultura é marcadamente popular e a população tendencialmente envelhecida.

A Festa da Juventude é hoje uma MARCA firme em São Torcato e uma mais-valia para todo o Vale e para o concelho de Guimarães, que todos nos devemos orgulhar…

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também