20.7 C
Guimarães
Quinta-feira, Junho 20, 2024
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves
Licenciado em engenharia de sistemas informáticos pela UMinho e doutorado pela Universidade de Vigo na área de sistemas inteligentes e inteligência artificial. Foi adjunto do gabinete de apoio à vereação na CM de Guimarães entre 2013/2021 com responsabilidades nas áreas do desporto, desenvolvimento económico, modernização administrativa e sistemas de informação com relevância em temáticas como as cidades inteligentes e digitalização. Presidente da ADCL, entidade que tem uma elevada contribuição para o desenvolvimento social do vale de S.Torcato e de todo o concelho de Guimarães.

Estamos de volta!

Com o aligeirar das limitações, eis que estamos de volta ao convívio saudável e aos momentos de socialização. Após 2 anos de grandes limitações, em que muitas vezes nos tivemos de reinventar e descobrir novas formas de realização de iniciativas, entramos no verão e na época de celebração.

O Vale de São Torcato é o palco de celebração por excelência. Desde as celebrações religiosas, o Linhal da Corredoura, a Romaria Grande, os festivais de folclore do grupo Folclórico de São Torcato e o Fest’in folk promovido pelo grupo Folclórico da Corredoura e a Festa da Juventude, são grandes momentos do cartaz cultural e tradicional de São Torcato e da região.

Temos ainda a Feira da Terra que é uma certeza já no cartaz de eventos do concelho de Guimarães. Promovida pela ADCL desde 1994, decorreu este ano a XXVI edição, que com grande expetativa iniciou mais uma vez no segundo fim de semana de julho.

Grandes expetativas que foram cumpridas e ultrapassadas, depois de um interregno de 2 anos, voltou em força para uma enorme adesão de público e dos expositores.

A ADCL tem contribuído para um evento que dinamiza de forma substancial toda a economia local, com a atração de um número de visitantes que ultrapassa os 50 mil ao longo dos 4 dias de realização.

Traz até ao terreiro da Irmandade de São Torcato um cartaz cultural ímpar, aliado à promoção da cultura e das tradições com as atividades para um público dos 8 aos 80.

Momentos únicos e especiais que são o culminar de um trabalho da ADCL através dos seus trabalhadores, complementado com o apoio de patrocinadores e instituições locais e do Município de Guimarães.

São estes eventos que tornam atrativos os territórios e criam a identidade das populações, permitindo o enraizamento social e cultural. Identifica com os territórios toda uma série de iniciativas e torna possível o desenvolvimento, não só social, mas também económico, de forma sustentada e sustentável.

Eventos que ultrapassam os limites de uma vila, e que projetam a imagem de toda uma região, criando uma marca que marca quem visita. É assim a prova que a cooperação e trabalho conjunto trazem benefícios que perduram por muito tempo.

Saibamos construir e cuidar de iniciativas que podem e devem ser de todos.

A par da realização de iniciativas imateriais com forte impacto no presente e no futuro, foi recentemente aprovada a requalificação da escola EB 2,3 do Vale de São Torcato. Este é o maior investimento nesta região das últimas décadas.

É na educação que preparamos hoje o amanhã.

A escola é um elemento agregador de uma comunidade, tem um impacto visível em áreas que vão desde a economia até à área social. Trata-se assim, de uma oportunidade de todos para construir desde já o futuro. É na educação que preparamos hoje o amanhã.

A envolvência de toda a comunidade escolar (alunos, pais, professores, agentes institucionais e Município de Guimarães), foi determinante na elaboração de um projeto que projeta o futuro.

Todos estão disponíveis e prontos para rentabilizar este equipamento.

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também