4.3 C
Guimarães
Sábado, Janeiro 28, 2023
Alberto Martins
Alberto Martins
Alberto Martins, 41 anos é empresário e licenciado em Gestão. Atualmente é ainda presidente da Junta de Freguesia da Vila de São Torcato desde 2017, tendo já sido tesoureiro desde 2005 até 2017. Trabalhou e colaborou com diversas empresas, de onde se destaca a empresa Coming Future e a empresa JF Economista Internacionais.

Basílica de São Torcato

Em 30 de Setembro de 2019 o Papa Francisco elevou o Santuário de São Torcato à dignidade de Basílica. Uma distinção que enche de orgulho todos os torcatenses mas também todos os vimaranenses, pois com esta elevação, passam a ser agora duas as basílicas de Guimarães, São Torcato e de São Pedro do Toural. Este é no meu ponto de vista, um reconhecimento inteiramente merecido e que resulta fundamentalmente de um meritório trabalho da Irmandade de São Torcato, dos torcatenses que ao longo de mais de um século ali deixaram parte da sua vida entregue a esta causa, mas sobretudo aos milhares de fiéis e devotos de São Torcato, ou como carinhosamente o tratamos por cá como “São Torcatinho”.

Este Santo, o Santo do Povo encarna toda a resiliência de uma terra e de um povo e transporta para cada devoto essa paixão e devoção. Tive a oportunidade de vivenciar, uma vez que vivi 5 anos na Póvoa de Varzim, a devoção que existe no seio da comunidade piscatória de Vila de Conde e da Póvoa de Varzim, uma fé inabalável em São Torcato, que os acompanha diariamente em cada faina e nas famílias que rezam para verem, dia após dia, o regresso de cada barco ao porto seguro da Póvoa e de Vila do Conde. Este apego quase irracional perdura há décadas e é renovado a cada Romaria Grande ou a cada milagre atribuído ao mártir São Torcato.

“Não podia deixar de enfatizar os milhares de
devotos de São Torcato, espalhados por todo o mundo e que tem a sua fé aqui sediada…”

Assim e sabendo da entrega de tantos, que ao longo de gerações trabalharam para ver esta elevação a basílica concretizada, em especial às mesas da Irmandade, não podia deixar de enfatizar os milhares de devotos de São Torcato, espalhados por todo o mundo e que tem a sua fé aqui sediada. Para além da devoção foi ainda premiada a riqueza das tradições da vila e de todo o seu vale, esta é de facto uma riqueza única e que nos distingue de outras localidades. A nossa cultura e tradições, ligadas fundamentalmente ao mundo rural e umbilicalmente ao seu Santo, fazem de São Torcato uma terra especial e que assim passa a ver vertido numa só distinção tantos feitos de um povo e de um passado riquíssimo em cultura, tradições e património edificado.

São Torcato acentua assim a sua importância no concelho de Guimarães, reforça a sua vertente turística de cariz iminentemente religiosa, sendo esta distinção um fator “âncora” de desenvolvimento da vila e fica preparada para entre outros privilégios poder um dia, quem sabe, receber sua Santidade o Papa nesta terra abençoada.

© 2019 Guimarães, agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também