Briteiros: ‘Azulejo Vivo’ mostra-se na Casa do Povo

Data:

No próximo Sábado (dia 12 de Julho), a freguesia de Briteiros acolhe a inauguração do projecto ‘Azulejo Vivo’, às 19h00, na Casa do Povo de Briteiros. Um painel de azulejos interactivo, criado com recurso à técnica de cianotipia e à Realidade Aumentada (RA), que dá vida às histórias, memórias e vozes dos habitantes de Briteiros São Salvador e Santa Leocádia.

PUB

É uma criação artística que funde tradição e tecnologia, através da construção de um painel em cianotipia com integração de Realidade Aumentada.

A peça final constitui um convite à escuta, à contemplação e à interacção, preservando identidades locais e propondo novas formas de ligação entre passado e futuro, entre arte e tecnologia.

Projecto inédito de criação artística em Briteiros São Salvador. © Direitos Reservados

Mário Afonso: é um gestor cultural, professor e investigador reconhecido pela sua liderança em projectos culturais e inovadores que conectam arte, tecnologia e sustentabilidade. Com uma licenciatura em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e um mestrado em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro, actualmente é doutorando em Arte e Multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Ao longo da sua trajectória, liderou iniciativas alinhadas aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), combinando criatividade, inclusão e impacto social. O seu trabalho inclui o desenvolvimento de parcerias internacionais e a criação de projectos multi-disciplinares que fomentam a interacção entre comunidades locais e globais.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

CAISA: promove projecto internacional ‘Creating Sustainable Communities’

A CAISA, tornou-se numa referência nacional em projectos de educação,...

UMinho: 50 anos da Escola de Engenharia num livro de memórias

O 'Livro de Memórias da Escola de Engenharia da...

Concerto de Ano Novo: reforça papel da música nos Jovens Cantores de Guimarães

É um momento musical e, também, o início simbólico...

Exposição: o centenário da abertura do Café Oriental que marcou a história de Guimarães

Hoje e 100 anos depois e teríamos o Café...