32.1 C
Guimarães
Sábado, Agosto 2, 2025

Banco de Fomento: novo instrumento para mobilizar 6,5 mil milhões para empresas

Economia

O ‘InvestEU Fomento-FEI’ vai mobilizar mais de 6,5 mil milhões de euros em parceria com o FEI para financiar projectos desenvolvidos por mais de 40.000 pequenas e médias empresas, small midcaps e particulares em áreas tidas como transformadoras para a economia nacional.

O Banco Português de Fomento (BPF) apresentou um novo instrumento de apoio às empresas mobilizando até 6,5 mil milhões de euros, numa parceria com o Governo e o Fundo Europeu de Investimento (FEI). Os projectos de mais de 40 mil empresas de pequena e média dimensão, serão financiados.

Gonçalo Regalado, presidente do BPF, havia já sinalizado ao ‘Expresso’ a medida, que foi, entretanto, apresentada por Luís Montenegro na última Sexta-feira.

O Primeiro-Ministro Luís Montenegro, na 1.ª edição das ‘Conversas com Fomento’. © BPF

A apresentação deste instrumento, em Santa Maria da Feira, pelo Primeiro-Ministro resulta da parceria com o FEI e “representa um pilar fundamental no reforço do apoio às micro, pequenas e médias empresas que integram a rede de investimento da economia portuguesa”.

O instrumento será apoiado por 450 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), 50 milhões de euros de garantia pública do Orçamento do Estado e 490 milhões de euros de recursos do FEI, lê-se num comunicado do Ministério da Economia. Os bancos comerciais a participar nesta medida estão identificados e a expectativa passa pela assinatura das primeiras operações antes do final de 2025.

“Para financiar a economia em larga escala e em condições de mercado competitivas.”

“Esta nova parceria complementa de forma muito eficaz o conjunto de instrumentos que o BPF está a implementar, enquanto banco soberano de Portugal, para financiar a economia em larga escala e em condições de mercado competitivas”, afirmou Manuel Castro Almeida, Ministro da Economia e Coesão Territorial.

Estas linhas focar-se-ão nas áreas da inovação, digitalização, sustentabilidade, competitividade e agricultura, sendo mais uma componente dos apoios ao investimento lançados pelo BPF nos últimos anos, sobretudo ao abrigo das agendas transformadoras da Comissão para a economia europeia.

Foto © BPF

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Notícias Relacionadas

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias