O reservatório de Castelões, onde se procede ao armazenamento, tratamento e subsequente distribuição de água da rede pública a Castelões e Arosa, é alimentado de forma gravítica por água subterrânea proveniente de duas minas.
A sua produção oscila de forma significativa entre o período de Inverno e o de Verão, podendo, em situações de seca, colocar em causa o normal e regular abastecimento à população.
A Vimágua decidiu interligar o sistema de abastecimento de água da união de freguesias de Arosa e Castelões com o reservatório do sistema de abastecimento da freguesia de Sobradelo da Goma, do município vizinho da Póvoa de Lanhoso, que é abastecido por uma outra origem de água, no quadro das alterações climáticas que afectam o nosso país, com o aumento da temperatura, a redução da precipitação e a maior frequência de secas prolongadas.
Neste contexto, procede-se à instalação de uma conduta com cerca de 1500 metros de extensão, representando um investimento de cerca de 74 mil euros, de modo a garantir o abastecimento de água em qualidade e em quantidade à população e às actividades económicas de Arosa e Castelões.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.