13.2 C
Guimarães
Segunda-feira, Abril 22, 2024

Vimágua: reservatório de Guardizela com painéis foto-voltaicos 

Economia

A instalação dos 298 painéis foto-voltaicos representou um investimento no valor de 141 mil euros e permitirá reduzir as emissões de CO2 em 95 mil kg/ano.

No dia mundial da água, a Vimágua inaugurou 298 módulos foto-voltaicos com que abastecerá de energia o reservatório de água tratada.

PUB

O presidente da Câmara, Domingos Bragança, Sofia Ferreira e Paulo Lopes Silva com o presidente do conselho de administração da empresa Armindo Costa e Silva e o presidente da junta de freguesia, Paulo Silva, apadrinharam esta inauguração.

© Direitos Reservados

Armindo Costa e Silva explicou que os módulos foto-voltaicos, que totalizam uma potência instalada de 149kw, deverão produzir, anualmente, 25% de toda a energia que é consumida nas instalações. 

O presidente da Vimágua, salientou que o reservatório, que serve as populações de Guardizela, Lordelo, Conde e todo o concelho de Vizela, e que armazena a água que é previamente tratada na estação de Prazins Santa Eufémia, passa a ter uma nova infra-estrutura capaz de produzir energia limpa, o que constitui um passo importante para a redução de emissões de CO2 e para a descarbonização que Guimarães almeja até 2030

“A água é de nós todos e ninguém tem o direito de a estragar.”

Domingos Bragança, sublinhou, no dia mundial, que a água é um dos recursos mais essenciais à vida, e que uma boa rede de saneamento, com tratamento das águas residuais, é fundamental para a sua qualidade. Reconheceu o trabalho que a Vimágua tem vindo a realizar e apelou para que todos cuidemos bem dos rios, pois, “98% da água que distribuímos pelos concelhos de Guimarães e Vizela é proveniente do rio Ave. A água é de nós todos e ninguém tem o direito de a estragar”, disse.

Sobre o período de alterações climáticas, em que vivemos, a causa, afinal, das grandes diferenças térmicas, e a redução de dióxido de carbono na atmosfera são fundamentais para o equilíbrio ambiental. “Com estes painéis, estamos a produzir energia limpa e a diminuir a factura energética”, concluiu.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias