Covid-19: Centro Social de S. Torcato em alerta

O caso mais alarmante da história de contágio da Covid-19, em Guimarães, aconteceu, até agora, no Lar do Centro Social da Irmandade de S. Torcato.

Aquele centro, o primeiro a adoptar as regras mais estritas e rigorosas de prevenção do contágio, não tinha nenhum histórico de qualquer sintoma que afectasse alguns dos utentes ou dos seus trabalhadores. Mas no melhor pano cai a nódoa, pelo que neste fim de semana, o surto atingiu 43 pessoas que ali vivem e trabalham. Duas dessas pessoas foram internadas no Hospital Senhora da Oliveira.

Tudo começou na Sexta-feira, quando um utente foi levado ao Hospital para uma consulta de rotina. Ao passar pelo crivo da testagem, a que se sujeita quem ali entrar, o resultado foi positivo. “Foi um alerta” – revela Graça Raposo – directora técnica da instituição que confirma terem sido internadas apenas duas pessoas que se sentiram menos bem. Adianta ainda que “nesse dia, a maior parte dos utentes, participou em actividades de ginástica e dança”, no logradouro do edifício.

Os utentes e trabalhadores que testaram positivo, “estão sem sintomas e estão estáveis”, pelo que, nos próximos 14 dias aguardarão, isolados, no Lar, por novo teste que confirmará ou não o contágio de mais utentes. Como é habitual, a situação em S. Torcato, vai ser acompanhada pelo Câmara Municipal – através da Protecção Civil e da Acção Social – da Segurança Social e da Unidade de Saúde Pública e ACES do Alto Ave.

© Direitos Reservados

Este episódio coincide com um surto que está elevar Guimarães – juntamente com os concelhos da região de Lisboa e Vale do Tejo e Vila Nova de Gaia – como os concelhos onde se registam mais casos com Covid-19.

“Em relação às áreas críticas, a maior parte dos concelhos continua localizada na região de Lisboa e Vale do Tejo, sendo que também Guimarães e Vila Nova de Gaia são neste momento concelhos com maior incidência por 100 mil habitantes”, confirmou Graça Freitas, Directora-Geral da Saúde, na habitual conferência de imprensa que atualiza, diariamente, os números da Covid-19, em Portugal.

© 2020 Guimarães, agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

1,979FansCurti
0SeguidoresSeguir
50SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Edição impressa

- publicidade -

Leia também