Turismo: fórum do turismo sustentável da ONU

O “Mayors Forum on Tourism and the Future of Cities” decorreu no Porto, onde várias cidades se comprometeram com a promoção de um turismo sustentável.


Porto e Braga, foram as únicas cidades portugueses que se fizeram representar neste evento que decorreu sob a iniciativa da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas, do Governo de Portugal, do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal do Porto.

Atenas, Bruxelas, Bruges, Budapeste, Dubrovnik, Florença, Ouagadougou, Podgorica, Praga, Roma, Samarkand, São Vicente, Skiathos, Tirana e Veneza foram as cidades europeias presentes neste encontro, que definiu modos de garantir o regresso do turismo pós-pandemia com melhores condições e mais sustentável com garantias e vantagens para os turistas e para os residentes.

Na ocasião, o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, afirmou que «as tecnologias digitais e os investimentos continuados em novas atracções vão permitir disponibilizar uma melhor experiência para milhões de pessoas que estão ansiosas por voltar a fazer turismo».

No Centro de Congressos da Alfândega do Porto, num fórum organizado para debater o turismo e o futuro das cidades, o Ministro destacou também a importância de aproveitar esta oportunidade para relançar o turismo urbano com um foco na sustentabilidade, na inovação e na inclusão.

“O regresso dos turistas às cidades um pouco por todo o mundo vai trazer mais do que apenas emprego e recuperação económica…”

«É tempo de reflectir na importância da gestão do fluxo de turismo nas nossas cidades», acrescentou Pedro Siza Vieira, corroborando a ideia-chave transmitida pelo Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas, Zurab Pololikashvili, que afirmou que «o regresso dos turistas às cidades um pouco por todo o mundo vai trazer mais do que apenas emprego e recuperação económica».

Durante o fórum, foi assinada uma declaração das cidades que reafirma o compromisso de promover o crescimento do sector de um modo sustentável e responsável.

As cidades participantes, comprometem-se também a desenvolver a inovação e a utilizar cada vez mais a digitalização e dados para melhorar a experiência dos turistas e o impacto do sector nos residentes. A declaração reconhece ainda a importância da criação de ligações entre as cidades e as áreas rurais envolventes para que os benefícios do turismo possam ser transversais.

No final do “Mayors Forum on Tourism and the Future of Cities”, foram elencadas um conjunto de medidas e acções que passarão a marcar a agenda do turismo para o futuro.

Como anfitrião do fórum, o autarca do Porto, Rui Moreira, destacou que “as cidades devem saber como transformar-se, alterando o velho em novo, reabilitando e promovendo o património, material e imaterial, criando, simultaneamente, novos pólos de interesse para servir e acolher residentes e visitantes”.

O “Mayors Forum on Tourism and the Future of Cities”, foi formado em Abril de 2019, e oferece uma plataforma única e de indiscutível valor para cidades e outros actores-chave de modo a partilhar políticas e melhores práticas de turismo, trabalhando para promover o papel do turismo na agenda urbana e aproveitar o potencial do sector para fornecer oportunidades económicas e promover ligações culturais.

📸 portugal.gov

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -

Edição Impressa/Digital

Leia também

PS: protagonistas de uma espécie de noite dos facas longas

Uma reunião com cerca de 75 presenças e um univer...

PS: indefinição abala bases em tempo de eleições

A comissão política reuniu-se, ontem, à noite, pa...

Freguesias: um titular a meio tempo em cada Junta

Alargar a todas as freguesias o regime que está a...

Autárquicas: a primeira candidatura do PAN em Guimarães

Rui Rocha é a primeira “cara” para a Câmara Munic...