UMinho: 140 alunos do secundário admitidos no “Verão no Campus”

São de vários distritos, alunos do 10º a 12º ano, e tornam-se futuros universitários participando em 16 actividades até Sexta-feira, nos campi da UMinho.


A Universidade do Minho acolhe esta semana 140 alunos do ensino secundário de todo o país no âmbito do programa científico “Verão no Campus” (VnC). 

Os participantes chegam dos distritos de Braga, Bragança, Leiria, Lisboa, Porto, Viana do Castelo e Viseu. Nos laboratórios e nas cidades de Braga e Guimarães vão ter o apoio de 20 monitores e 50 investigadores/professores da UMinho. Esta iniciativa anual assinala a sua 13ª edição e já chegou a 4000 jovens de quatro continentes desde 2009.

O “Verão no Campus” começou, hoje, de manhã, com uma mensagem do pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, e sessões de apresentação em cada um das 12 Escolas/Institutos da UMinho.

O VnC pretende auxiliar os alunos inscritos do 10º ao 12º anos na escolha de um curso superior, através de um conhecimento mais profundo da sua área de vocação. Em termos prácticos, vai ser possível, manipular genomas em plantas, construir uma escultura, realizar um julgamento, aplicar robótica na navegação autónoma, visitar uma empresa, falar desde russo a japonês, auscultar a actividade do cérebro, compreender sobre psicoterapia, simular um parto, fazer escavações, preparar uma peça teatral ou experimentar bio-materiais, entre outros.

© Direitos Reservados

Os futuros universitários vão poder descobrir as particularidades das diferentes áreas científicas e conhecer as cidades onde está situada a UMinho, além de conviver com colegas de diversas regiões do país e aprender enquanto se divertem.

Os 140 participantes, vão ser auxiliados por 50 professores/investigadores e 17 monitores, em 16 actividades que envolvem 12 escolas e institutos sediados nos dois campi, instalados nas duas cidades onde se projecta a UMinho.

As sessões de encerramento estão previstas para sexta-feira, dia 23, às 15h30, no auditório da Escola de Arquitectura, no campus de Azurém (Guimarães), e às 16h30, no anfiteatro natural do campus de Gualtar (Braga). Ambas incluem uma conversa informal do reitor Rui Vieira de Castro com os participantes e alguns momentos de animação.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -

Edição Impressa/Digital

Leia também

PS: protagonistas de uma espécie de noite dos facas longas

Uma reunião com cerca de 75 presenças e um univer...

PS: indefinição abala bases em tempo de eleições

A comissão política reuniu-se, ontem, à noite, pa...

Freguesias: um titular a meio tempo em cada Junta

Alargar a todas as freguesias o regime que está a...

Autárquicas: a primeira candidatura do PAN em Guimarães

Rui Rocha é a primeira “cara” para a Câmara Munic...