O “Mayors Forum on Tourism and the Future of Cities” decorreu no Porto, onde várias cidades se comprometeram com a promoção de um turismo sustentável.
Porto e Braga, foram as únicas cidades portugueses que se fizeram representar neste evento que decorreu sob a iniciativa da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas, do Governo de Portugal, do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal do Porto.
Atenas, Bruxelas, Bruges, Budapeste, Dubrovnik, Florença, Ouagadougou, Podgorica, Praga, Roma, Samarkand, São Vicente, Skiathos, Tirana e Veneza foram as cidades europeias presentes neste encontro, que definiu modos de garantir o regresso do turismo pós-pandemia com melhores condições e mais sustentável com garantias e vantagens para os turistas e para os residentes.
Na ocasião, o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, afirmou que «as tecnologias digitais e os investimentos continuados em novas atracções vão permitir disponibilizar uma melhor experiência para milhões de pessoas que estão ansiosas por voltar a fazer turismo».
No Centro de Congressos da Alfândega do Porto, num fórum organizado para debater o turismo e o futuro das cidades, o Ministro destacou também a importância de aproveitar esta oportunidade para relançar o turismo urbano com um foco na sustentabilidade, na inovação e na inclusão.
“O regresso dos turistas às cidades um pouco por todo o mundo vai trazer mais do que apenas emprego e recuperação económica…”
«É tempo de reflectir na importância da gestão do fluxo de turismo nas nossas cidades», acrescentou Pedro Siza Vieira, corroborando a ideia-chave transmitida pelo Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas, Zurab Pololikashvili, que afirmou que «o regresso dos turistas às cidades um pouco por todo o mundo vai trazer mais do que apenas emprego e recuperação económica».
Durante o fórum, foi assinada uma declaração das cidades que reafirma o compromisso de promover o crescimento do sector de um modo sustentável e responsável.
As cidades participantes, comprometem-se também a desenvolver a inovação e a utilizar cada vez mais a digitalização e dados para melhorar a experiência dos turistas e o impacto do sector nos residentes. A declaração reconhece ainda a importância da criação de ligações entre as cidades e as áreas rurais envolventes para que os benefícios do turismo possam ser transversais.
No final do “Mayors Forum on Tourism and the Future of Cities”, foram elencadas um conjunto de medidas e acções que passarão a marcar a agenda do turismo para o futuro.
Como anfitrião do fórum, o autarca do Porto, Rui Moreira, destacou que “as cidades devem saber como transformar-se, alterando o velho em novo, reabilitando e promovendo o património, material e imaterial, criando, simultaneamente, novos pólos de interesse para servir e acolher residentes e visitantes”.
O “Mayors Forum on Tourism and the Future of Cities”, foi formado em Abril de 2019, e oferece uma plataforma única e de indiscutível valor para cidades e outros actores-chave de modo a partilhar políticas e melhores práticas de turismo, trabalhando para promover o papel do turismo na agenda urbana e aproveitar o potencial do sector para fornecer oportunidades económicas e promover ligações culturais.
📸 portugal.gov
© 2021 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.