18.4 C
Guimarães
Segunda-feira, Maio 27, 2024

AVH: pronuncia-se acerca do tema da pedonalização do Centro Histórico

Economia

A Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) apela a que todos os intervenientes envolvidos na discussão, nomeadamente o Município e a Associação do Comércio Tradicional de Guimarães (ACTG), “consigam, de forma democrática e serena, discutir um assunto que será transformador para a evolução de Guimarães”.

“Cabe ao poder associativo vimaranense aguardar para que o projecto seja apresentado à sociedade local.”

Em comunicado, a AVH relembra que “ambos os lados têm grande responsabilidade naquilo que será a melhor explicação e condução dos destinos de um processo que levantará, forçosamente, questões e dúvidas”. A associação sublinha que ainda não é conhecido o projecto para a transformação dessa zona urbana e, por isso, “cabe ao poder associativo vimaranense aguardar para que o projecto seja apresentado à sociedade local”. Para a direcção, o plano deve ser “analisado e discutido internamente” após a apresentação do mesmo.

Da parte da AVH, há questões que também querem ver resolvidas e incluídas no novo projecto de pedonalização e estão “dispostos a trabalhar com a Associação do Comércio Tradicional de Guimarães”. “Desde já lançamos o repto, para que, de forma conjunta, possamos analisar e apresentar ao Município as ideias ou os melhoramentos necessários para uma maior harmonia entre todos os envolvidos no processo”, propõe a associação.

Quanto ao Município, a AVH defende que este “deve também ser mais explicativo e sucinto no que toca à apresentação ou definição daquilo que pretende com todo este dossier”. “Exige-se do poder local que seja um lugar no qual todas as opiniões contam e tenham, com o devido respeito e elevação, direito a uma opinião sincera e interventiva”, reitera a direcção.

📸 Direitos Reservados

A Associação Vimaranense de Hotelaria pede ao presidente da Câmara “que projecte também uma ideia de requalificação para o Largo da Condessa do Juncal, cada vez mais um ponto cinzento no Centro Histórico de Guimarães”. Para a direcção, uma requalificação, a par da que foi feita no Largo de Donães, “ajudará ao crescimento do Centro Histórico e melhoramento da vida daqueles que o usam diariamente”.

Na nota enviada à imprensa, a AVH expressa que “já se pronunciou a favor da ideia do projecto de pedonalização”, mas estarão “flexíveis a mudar de opinião, caso o projecto apresentado não corresponda à expectativa daquilo que são os interesses do sector”. Ainda assim, a associação defende que “um maior consenso em torno deste tema trará uma melhor definição e resolução para problemas”.

“Guimarães pede, cada vez mais, união. Queremos estar na parte activa da sociedade vimaranense.”

“Guimarães pede, cada vez mais, união. Queremos estar na parte activa da sociedade vimaranense. A AVH quer ser a ponte e o elo que liga todos, para que, no final do dia, Guimarães e os vimaranenses fiquem a ganhar”, concluem.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias