O que era uma festa de Natal para os idosos do vale de S. Torcato, vai tornar-se numa festa para os lares do concelho onde o trio-eléctrico pode chegar e estacionar.
A Associação para o Desenvolvimento para as Comunidades Locais (ADCL), a GNR – Destacamento Territorial de Guimarães e o Centro Social da Irmandade de S. Torcato (CSIST), tornaram-se nos promotores e parceiros de uma festa de Natal com alguma originalidade.
Congregaram um conjunto de artistas que aceitaram actuar num palco instalado no estrado de um trio-eléctrico e programaram um espectáculo volante que começa em Moreira de Cónegos e acaba em S. Torcato.
É uma maratona cantante, entre as 10 e as 18 horas, de Segunda-feira, 21 de Dezembro que pretende levar uma recordação de Natal aos idosos dos lares concelhios, ao jeito de “se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à montanha”.
Esta forma de lembrar e celebrar o Natal indo de encontro aos idosos é plena de singularidade e solidariedade, quando em tempo de pandemia, todos os contactos familiares estão suspensos e os idosos sofrem o isolamento nos estabelecimentos que os acolhem.
São diversos e diferentes os concertos que os artistas vão proporcionar: Zé Amaro, 4Mens, José Malhoa, Marco Génio, Farra Minhota, José Alberto Reis, João Neto e Leonardo, Cláudia Minhotos Marotos, Nelo Silva, Neno Barros e Marcos Machado para além de cantarem vão fazer com que os idosos cheguem à janela do seu quarto, para poderem gozar de 20 minutos de concerto, aliviando a tensão de um recolhimento forçado, que os torna prisioneiros do vírus e que a cautela e o cuidado com a sua existência obriga a medidas drásticas de segurança, como estratégia de combate à infecção e propagação do vírus.
Os idosos serão prendados com um postal de Natal, desenhado e pintado pelas crianças das escolas de vários agrupamentos escolares, numa aproximação virtual mas sentida entre avós e netos, tão comum na nossa vida colectiva e social e que se tornou num marco da nossa civilização.
Anualmente, a ADCL, GNR e o CSIST organizavam, no mês de Dezembro, um conjunto de iniciativas natalícias, em que se destacava a festa “Natal no Vale de S. Torcato”. Este ano, decorrente da situação pandémica, não foi possível fazer da mesma forma e celebrar o Natal.
Programa:
- Centro Paroquial Moreira de Cónegos
10h00 – 10h20 - Centro Social de Guardizela
10h30 – 10h50 - Centro Social e Paroquial S. Cristóvão de Selho
11h00 – 11h20 - Lar Beneficente de S. Jorge (Selho S. Jorge)
11h30 – 11h50 - Fundação Casa do Paço – Lar Nª Srª das Preces (Airão)
12h10 – 12h30 - Centro Social e Paroquial de Ronfe
12h50 – 13h10
Centro Social de Brito – 2 actuações (no Paraíso e em Brito)
14h45 – 15h20 - Casa das Caldelas
15h30 – 15h50 - Lar Alcide Felgueiras (Caldelas)
16h00 – 16h20 - Lar João Antunes Guimarães (Donim)
16h30 – 16h50 - Centro Social da Irmandade de S. Torcato
17h30 – 17h50
© 2020 Guimarães, agora!