Natal: idosos vão assistir da janela a um espectáculo musical volante

O que era uma festa de Natal para os idosos do vale de S. Torcato, vai tornar-se numa festa para os lares do concelho onde o trio-eléctrico pode chegar e estacionar.


A Associação para o Desenvolvimento para as Comunidades Locais (ADCL), a GNR – Destacamento Territorial de Guimarães e o Centro Social da Irmandade de S. Torcato (CSIST), tornaram-se nos promotores e parceiros de uma festa de Natal com alguma originalidade.

Congregaram um conjunto de artistas que aceitaram actuar num palco instalado no estrado de um trio-eléctrico e programaram um espectáculo volante que começa em Moreira de Cónegos e acaba em S. Torcato.

É uma maratona cantante, entre as 10 e as 18 horas, de Segunda-feira, 21 de Dezembro que pretende levar uma recordação de Natal aos idosos dos lares concelhios, ao jeito de “se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à montanha”.

Esta forma de lembrar e celebrar o Natal indo de encontro aos idosos é plena de singularidade e solidariedade, quando em tempo de pandemia, todos os contactos familiares estão suspensos e os idosos sofrem o isolamento nos estabelecimentos que os acolhem.

São diversos e diferentes os concertos que os artistas vão proporcionar: Zé Amaro, 4Mens, José Malhoa, Marco Génio, Farra Minhota, José Alberto Reis, João Neto e Leonardo, Cláudia Minhotos Marotos, Nelo Silva, Neno Barros e Marcos Machado para além de cantarem vão fazer com que os idosos cheguem à janela do seu quarto, para poderem gozar de 20 minutos de concerto, aliviando a tensão de um recolhimento forçado, que os torna prisioneiros do vírus e que a cautela e o cuidado com a sua existência obriga a medidas drásticas de segurança, como estratégia de combate à infecção e propagação do vírus.

Os idosos serão prendados com um postal de Natal, desenhado e pintado pelas crianças das escolas de vários agrupamentos escolares, numa aproximação virtual mas sentida entre avós e netos, tão comum na nossa vida colectiva e social e que se tornou num marco da nossa civilização.

Anualmente, a ADCL, GNR e o CSIST organizavam, no mês de Dezembro, um conjunto de iniciativas natalícias, em que se destacava a festa “Natal no Vale de S. Torcato”. Este ano, decorrente da situação pandémica, não foi possível fazer da mesma forma e celebrar o Natal. 

Programa:

  • Centro Paroquial Moreira de Cónegos
    10h00 – 10h20
  • Centro Social de Guardizela
    10h30 – 10h50
  • Centro Social e Paroquial S. Cristóvão de Selho
    11h00 – 11h20
  • Lar Beneficente de S. Jorge (Selho S. Jorge)
    11h30 – 11h50
  • Fundação Casa do Paço – Lar Nª Srª das Preces (Airão)
    12h10 – 12h30
  • Centro Social e Paroquial de Ronfe
    12h50 – 13h10
    Centro Social de Brito – 2 actuações (no Paraíso e em Brito)
    14h45 – 15h20
  • Casa das Caldelas
    15h30 – 15h50
  • Lar Alcide Felgueiras (Caldelas)
    16h00 – 16h20
  • Lar João Antunes Guimarães (Donim)
    16h30 – 16h50
  • Centro Social da Irmandade de S. Torcato
    17h30 – 17h50

© 2020 Guimarães, agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2,599FansCurti
0SeguidoresSeguir
70SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Edição impressa

Leia também

Fazer Presente: teatro ajuda inclusão pela arte

A ADCL vai implementar um projecto de teatro part...

Gondomar: lixeira a céu aberto nas margens do rio

As margens do rio Naceiros, afluente do Ave, têm ...

“Engenhocas” distinguida com prémio jovem biofísico 2021

O pai de Ana Rita Araújo, já a tratava por esta a...