19.6 C
Guimarães
Segunda-feira, Junho 24, 2024

Creches: vagas das instituições privadas disponíveis para as famílias

Economia

As famílias vão passar a contar com vagas nas creches do sector privado que existam na sua freguesia, e em horário alargado. A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, aprovou novas medidas para alargar a possibilidade de escolha das famílias no apoio à infância até aos três anos. 

Os pais passam a poder ter acesso a uma creche gratuita no sector privado, se na sua freguesia de residência ou de trabalho não existir vaga na rede social e solidária. A área considerada passa, assim, a ser a freguesia e não o concelho, como acontecia até aqui. Uma mudança que permite reduzir as deslocações entre trabalho, creche e residência, melhorando a qualidade da vida familiar. 

Por outro lado, as creches privadas passam a poder beneficiar de financiamento público complementar quando pratiquem um horário de funcionamento para além das 11 horas diárias, nos mesmos termos das creches do sector social e solidário. 

Estas medidas inserem-se nas políticas de promoção da natalidade e de incentivo às famílias a terem mais filhos, garantindo a conciliação entre trabalho, vida pessoal e familiar.

in: portugal.gov

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias