16.8 C
Guimarães
Quinta-feira, Abril 18, 2024

PS: ciclo de Ricardo Costa começa hoje

Economia

É o virar de página no PS Guimarães em que uma nova comissão política procura rasgar novos horizontes no partido que mais tempo tem governado o concelho na gestão municipal.


Como todas as mudanças de ciclo, há quem opte por ficar em casa. Luís Soares, o actual presidente da comissão política, não vai estar presente. É um dos membros inerentes daquele órgão do partido mas sem direito a voto.

A sua disponibilidade para dirigir a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas levou-o a apresentar a sua candidatura, na mesma noite e quase à mesma hora, o pretexto ideal para faltar à posse de Ricardo Costa.

Há quem veja nas atitudes de Luís Soares um regresso à sociedade civil depois de anos em que apareceu a liderar o PS e a ser o seu representante na Assembleia da República, como deputado eleito pelo Círculo de Braga, onde continua.

Afastado da liderança do grupo parlamentar do PS na Assembleia Municipal manteve uma posição dúbia – e de quase silêncio – em relação às candidaturas de Ricardo Costa e Sofia Ferreira.

Mesmo assim, os seus mais indefectíveis apoiantes foram colocados em lugares que os deixam fora da comissão política que agora vai tomar. Sofia Ferreira colocou-os para além do 26º – com excepção de João Miranda, Jorge Pereira e Alberto Mota. E também de Nelson Felgueiras, vereador municipal.

Sofia Ferreira. 📸 GA!

A nova comissão política representa um território concelhio mais vasto do que a anterior onde Luís Soares colocou quem quis e como quis.

Do lado de Ricardo Costa foram eleitos 35 conselheiros e Sofia Ferreira tem 26. A Juventude Socialista tem sete representantes. Domingos Bragança e José João Torrinha têm lugar por inerência dos seus cargos municipais.

O Secretariado tudo indica venha a ser composto por nove elementos – todos figuraram nos 11 primeiros lugares da lista. Se assim for, os conselheiros eleitos na lista de Ricardo Costa embora mantendo-se no limite dos 35 poderão permitir que os eleitos até ao 44º lugar possam ocupar um lugar nessa nova comissão política.

José Fernandes, de Fermentões, será o escolhido por Ricardo Costa para presidente da mesa da comissão política. A posse é, hoje, na Sociedade Martins Sarmento, pelas 21h30.

📸 GA!

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias